Document details

Produção e utilização de saberes na era digital : um estudo antropológico

Author(s): Silva, Adelina Maria Pereira da

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/2615

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Comunidades virtuais; Ciberespaço; Internet; Antropologia virtual; Redes sociais; Etnografia; Cyberanthropology; Cyberspace; Cyberculture; Netnography; Virtual communities of practice; ODS::04:Educação de Qualidade; ODS::09:Indústria, Inovação e Infraestruturas; ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis


Description

Tese de Doutoramento em Antropologia na especialidade de Antropologia Visual apresentada à Universidade Aberta

Num mundo em profundas e aceleradas transformações, a Internet e o Ciberespaço emergem como um objeto de pesquisa antropológica. O objetivo deste estudo é refletir sobre o papel da antropologia quando o objeto de estudo se localiza no espaço virtual, num “não-lugar”. O Ciberespaço apresenta-se como um novo espaço de vida e prática sociais que influenciam o quotidiano, alterando a forma como os sujeitos interagem, se relacionam, trabalham e aprendem. O estudo realizado durante o Trabalho de Campo - uma comunidade virtual de prática – incidiu na observação das mudanças das práticas sociais e nas relações dos sujeitos membros dessa comunidade, analisando: a colaboração, a participação, a identidade, a interação e sociabilidade, e a moderação. Reflete-se também sobre as mudanças metodológicas que decorrem deste novo objeto de estudo – para novos espaços/novas metodologias. Para a Recolha de Dados recorreu-se à netnografia, um método de pesquisa em ambientes virtuais inspirado na etnografia. A utilização de uma netnografia, permitiu o registo e captura de informações que nos levaram a concluir que, por um lado, os saberes desenvolvidos durante a prática social na comunidade virtual de prática observada, a colaboração, a participação e a interação são fatores essenciais à construção da identidade do “ser membro”, e estão associados aos mecanismos de aprendizagem, desenvolvendo o sentimento de pertença e que, por outro lado, as práticas sociais, na comunidade virtual de prática estudada, são (re)produtoras dos saberes e identidades.

In a world of profound and rapid changes, the Internet and Cyberspace emerge as an object of anthropological research. The aim of this study is to reflect on the role of anthropology when the object of study is located in virtual space, a "non place". Cyberspace presents itself as a new space of social life and practice that influence the everyday, changing the way individuals interact, relate, work and learn. The study carried out during Field Work - a virtual community of practice - focused on the observation of changes in social practices and relationships of the subject members of the community, analyzing: collaboration, participation, identity, interaction and sociability, and moderation. This study also reflects on the methodological changes that flow from this new object of study - new areas / new methodologies. For Data Collection, we used a method of research in virtual environments inspired by ethnography - the netnography. The use of netnography allowed us the recording and the capture of information that led us to conclude that, on the one hand, the knowledge developed during the social practice in the virtual community of practice observed, collaboration, participation and interaction, are essential to building the identity of "membership" and, therefore, associated with learning mechanisms, developing a sense of belonging to the community and that, on the other hand, social practices, in the virtual community of practice studied, are (re)production of knowledge and identities.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Ribeiro, José da Silva
Contributor(s) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents