Document details

Liderança e aprendizagem na perspetiva do aluno : estudo de caso numa aula de inglês do Ensino Secundário

Author(s): Massano, Lúcia

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/3387

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Organização escolar; Papel do professor; Liderança; Professores; Salas de aula; Alunos; Relações professor-aluno; Aprendizagem; Leadership; Learning; Practice; Student; Teacher


Description

Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta

Partir do pressuposto que todos os professores são iguais é falacioso e perigoso para a organização escolar. Urge, pois, dar voz às lideranças de sala de aula e às práticas inovadoras que as acompanham. É imprescindível dar aos alunos a oportunidade de serem ouvidos, embora nem tudo o que os mesmos dizem seja possível de ser concretizado, mas na assunção de que tudo o que dizem deve ser valorizado. A presente investigação pretendeu demonstrar que a combinação dos fatores extrínsecos (o sistema educacional, o método e as técnicas do docente, os recursos materiais) e dos factores intrínsecos (motivações pessoais, perceções do sucesso e engajamento nas atividades) se traduz em práticas de liderança que potenciam a visão dos alunos não apenas sobre os efeitos imediatos da aprendizagem em sala de aula, mas nos impactos da mesma no seu futuro. Perceber e evidenciar empiricamente a liderança em sala de aula (porque focada nas práticas do professor-facilitador mas, sobretudo, porque devolve ao aluno o protagonismo da sua aprendizagem) é essencial para definir as políticas gestionárias da organização escolar relativamente aos processos de ensino-aprendizagem. Defendemos uma escola que, a par das suas feições burocráticas e administrativas, se focalize no que é realmente importante e essencial: uma visão clara e definida capaz de concretizar a sua missão; uma escola apta a providenciar oportunidades sustentáveis de aprendizagem, capaz de congregar em si diferentes vontades e expressões de liderança ativas; uma escola capaz de tutelar uma verdadeira pedagogia para o século XXI, na sua especificidade e, ao mesmo tempo, na diversidade do ato de ensinar e aprender. O estudo de caso que apresentamos, convocando diversos modelos teóricos e de instrumentos metodológicos, demonstra que a liderança do professor na sala de aula em estudo potencia a aprendizagem (tomando como referência os 4 pilares de educação e as 7 competências para o século XXI) e faz emergir as lideranças proactivas dos alunos em práticas eficazes: mostrar o caminho, inspirar uma visão conjunta, desafiar o processo, permitir que os outros ajam, encorajar a vontade.

Saying that all teachers are equal can lead to false assumptions as it can also be highly dangerous for the school organization. It is therefore urgent to give voice to the leaders in the classroom and their innovative practice. It is mostly important to give students the opportunity to be heard, though not everything they say can be executed, but on the assumption that everything they say can and should be valued. Our investigation focused to demosntrate that both external factors (educational system, teachers’ practice, class resources) and internal ones (personal motivation, one’s success, self-engagement in activities) on the learning process combine themselves in peculiar leadership practices that empower students’ own vision not only about the immediate effect of classroom learning, but furthermore, on their future to be. To understand and put classroom leadership at the school’s core is essential to define management policies in the organization, because it puts at stake both the teacher’s role as a facilitator and the student’s major role in the teaching- learning process. We do believe in a school in which administrative features do not prevent it from being deeply focused on what really matters: a clear and well-set vision to accomplish its mission. A school which is able to provide its students sustainable opportunities for learning, in the assumption that active and different leadership behavior should and must be empowered at all levels in the organization: a school really engaged with the 21st pedagogical demands, unique in itself but, at the same time, diverse in its teaching-learning action. This particular case study, both anchored in diverse theoretical frames and methodological instruments, shows that the teacher’s leadership empowers learning (referring to the 4 pillars of education and the 7 competences for the 21st century) and makes students’ proactive leadership happen in exemplary practices: model the way; inspire a shared vision; challenge the process; enable others to act; encourage the heart.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Henriques, Susana
Contributor(s) Repositório Aberto
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents