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Estudo da relevância do apoio da escola nas perspectivas profissionais dos alunos do 10º ano de escolaridade com aplicação dos modelos lineares hierárquicos

Author(s): Valente, Vítor

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/570

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Educação; Alunos; Orientação profissional; Papel da escola; Modelos estatísticos; Análise estatística; Professional perspectives; Support in the course option; Hierarchical linear models; Multilevel models; Logistic regression models


Description

Dissertação de Mestrado em Ensino das Ciências apresentada à Universidade Aberta

Resumo Nas últimas décadas houve uma massificação do ensino, que incrementou a heterogeneidade e a diversidade cultural dos alunos com interesses e motivações diversas, provocando a formação de turmas com características bastante díspares entre elas e entre os seus elementos constituintes, onde as motivações, os interesses, os níveis sócio-culturais, as aptidões e os recursos são diferentes e multi-diversificados. Será que a escola tem respondido e/ou contribuído, e poderá responder, às carências de qualificações decorrentes das mutações sociais e tecnológicas entretanto operadas? Qual é, por conseguinte, a influência da Escola Pública nas escolhas profissionais e qual a importância que daí advém na posterior inserção social e profissional dos alunos? O objectivo deste estudo é contribuir para a compreensão de qual o apoio e importância que a Escola tem (poderia e deveria ter) no processo de opinião e decisão dos alunos quanto às suas perspectivas profissionais, com aplicação de modelos lineares hierárquicos. Em Educação, as populações investigadas têm uma estrutura hierárquica, por níveis, isto é: alunos, turmas, escolas, etc., constituem uma sequência natural de agrupamentos aninhados, de tal forma que as variáveis de um nível podem interagir com outras variáveis, dentro do mesmo nível hierárquico ou de outro nível. Os modelos estatísticos mais adequados à análise de dados desta natureza são os modelos lineares hierárquicos (MLH). Eles incorporam bem a variabilidade existente entre escolas e intra escola, assim como outros factores contextuais – de natureza social, cultural ou familiar – que exercem influência no percurso escolar do aluno

Résumé Au long de ces dernières décennies, c’est dessiné un nouveau panorama au niveau de l’éducation : la massification de l’éduction, celle-ci a développé l’hétérogénéité et la diversité culturelle des élèves qui ont des intérêts et des motivations diverses. Ce phénomène a provoqué la formation de classes bien différentes les unes des autres et surtout aussi au niveau de la constitution de ses éléments, où les motivations, les intérêts, les niveaux socioculturels, les aptitudes et les ressources sont différents et multi-diversifiés. Est-ce que l'école a répondu et/ou a contribué, et pourra répondre, au manque de qualifications dû aux mutations sociales et technologiques? Quelle est, donc, l'influence de l'école publique dans les choix professionnels et quel est son importance dans une postérieure insertion sociale et professionnelle de l’élève? L'objectif de cette étude a pour but de contribuer à la compréhension dont l'appui et l'importance que l'école a (devrait avoir ou pourrait avoir), dans le processus de l’opinion et de la décision des élèves au niveau de ses perspectives professionnelles, avec l'application des modèles linéaires hiérarchiques. Au niveau de l'éducation, les populations étudiées ont une structure hiérarchique, par niveaux, c’est à dire: élèves, classes, écoles, etc., constituent une séquence normale de groupements nichés, de telle manière que les variables d'un niveau peuvent interagir avec d’autres variables de l'intérieur d'un même niveau hiérarchique ou d'un niveau différent. Les modèles statistiques plus adéquats à l'analyse des données de cette nature sont les modèles linéaires hiérarchiques (MLH). Ils incorporent la variabilité existante entre les écoles et intra écoles, bien comme d'autres facteurs contextuels – de nature sociale, culturelle ou familière – qui exercent une influence dans le parcours scolaire de l’élève

Abstract In the last few decades the schools have been crowded and that developed the heterogeneity and the cultural diversity of the students with interests and various motivations, turning the formation of classes into very different characteristics between them and their own elements, where the motivations, the interests, social and economical levels, the aptitudes and the resources are different and multi-diversified. Has the school answered and/or contributed (and will be able to) to the lack of qualifications derived from the social and technological changings? Which is, therefore, the influence of the Public School in the professional choices and which is the importance taken from there in the future social and professional insertion of the students? The aim of this study is to contribute for the understanding the school has, could and should have in the students’ opinion and decision process about their professional perspectives, with the application of hierarchical linear models. In Education, the studied populations have a structure defined by levels, that is: pupils, classes, schools, etc. They constitute a natural sequence of groups gathered in such a way that a level variables can interact with other variables, in the same hierarchic level or others. The statistic models more adequate to this type of data analysis are the hierarchical linear models (HLM). They incorporate the existing variability inside and among each school, as well as other contextual factors - of social, cultural or familiar kind - which have great influence in the student school way

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Oliveira, Teresa
Contributor(s) Repositório Aberto
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