Document details

Os livros para crianças e jovens de Maria Lamas

Author(s): Martins, Ana Maria Silva cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/598

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Maria Lamas; Literatura portuguesa; Século XX; Literatura infantil; Literatura juvenil; Sociedade portuguesa


Description
Resumo - Com este trabalho pretendemos analisar cinco novelas para crianças e jovens de Maria Lamas (1893-1983), a saber: Aventuras de Cinco Irmãozinhos (1931); A Montanha Maravilhosa (1933); A Estrela do Norte (1934); Os Brincos de Cerejas (1935) e O Vale dos Encantos (1942). Tentaremos perceber como a autora tentava transmitir, através da palavra escrita, uma determinada concepção da criança, da educação e da moral da época, com as quais, por vezes, entra em ruptura. Partindo das personagens centrais das novelas equacionaremos como a recriação literária de cenários muito próximos da realidade quotidiana, coloca a criança (personagem e leitor) perante problemas que necessitam de ser ultrapassados e, naturalmente, causadores de situações dilema, despertando nos receptores a necessidade de compreender o como e o porquê de tais situações. A necessidade da criança evoluir psicologicamente obriga-a: a defrontar-se com problemas e obstáculos, decorrentes da acção; a enfrentar um qualquer tipo de viagem; a relacionar-se com os elementos da Natureza que enformam o cenário da acção. Para a progressão da personagem, a linguagem, enquanto transmissora de uma dimensão simbólica, é o meio usado para transmitir uma mensagem plurisignificativa, na qual a realidade e a fantasia se misturam, possibilitando o devaneio e o sonho das personagens, e também a aprendizagem de diferentes valores Abstract - In this work we will try to analise five novels for young people and children of Maria Lamas (1893-1983), Aventuras de Cinco Irmãozinhos (1931); A Montanha Maravilhosa (1933); A Estrela do Norte(1934); Os Brincos de Cerejas (1935) e O Vale dos Encantos (1942). Through the analisis of the texts we will try to understand how the author tried to transmit, through the written word,a certain image of the children, the education and the moral of its time. Starting with the main characters of the texts we will try to understand how the author, through the literary recriation of real sets, puts the child (character and reader) in front of certain problems that need to be surpassed and which can origin dilemmas that will make emerge in the receptors the need to understand the how and why of such situations. The child necessity of a phsicological evolution makes her: face problems and obstacles during the story; face a certain kind of travel and deal with the different natural elements which create the senario of the novel’s plot. Language is used in a simbolic dimension which contributes to the characters evolution and to the divulgation of plural messages and meanings in which reality and fantasy are fundamental elements to the dream and learning of the characters Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Intersisciplinares apresentada à Universidade Aberta
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Bastos, Glória
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents