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A (des)motivação para o cargo de gestor escolar do 1ºCiclo

Author(s): Rocha, Dulce Maria das Neves Subtil cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/668

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Ensino básico; 1º Ciclo; Gestão de estabelecimentos de ensino; Gestores; Motivação para o desempenho; Professores


Description
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta Resumo - A investigação aqui apresentada enquadra-se na temática da motivação e visa retratar uma situação específica, a dos professores do 1º Ciclo do concelho de Vila Franca de Xira, enquanto gestores escolares deste nível de ensino. Considerada uma função obrigatória, paralela à função pedagógica, acresce-lhe a responsabilidade pela gestão da escola, pelo que nem sempre todos os professores aceitam naturalmente esta função escusando-se em argumentos do foro pessoal ou profissional, por não quererem cumprir esta actividade, donde ter surgido o objectivo deste estudo, enunciar os argumentos utilizados pelos docentes que, constituem os motivos reveladores de motivação, ou desmotivação, para o cargo de gestor escolar. A revisão bibliográfica foi orientada sob três vertentes: uma de teor macro, dominada pelas políticas administrativas e consequentes modelos de gestão; outra de nível meso, o contexto organizacional onde o gestor desenvolve o seu campo de acção; e uma terceira, a nível micro, própria ao gestor, com as características pessoais, motivação e imagem peculiares. Socorremo-nos da abordagem qualitativa e quantitativa, para procedermos à triangulação dos dados obtidos das entrevistas realizadas aos professores com alguns anos de gestão e dos dados fornecidos pelos inquéritos ministrados aos docentes do 1º Ciclo deste concelho. Chegou-se à conclusão que a maioria dos inquiridos se encontrava desmotivada, por causa do actual modelo de gestão que não lhes atribui autonomia para poderem decidir, dificultando as decisões de resolução imediata. Na opinião dos entrevistados, actualmente, não existem motivos para se ser gestor escolar a não ser o gosto pela própria função. Não podendo ser generalizável, o estudo permite a compreensão do sentimento de desmotivação dos professores deste concelho, bem como a possibilidade de alteração das suas principais causas, além de servir de exemplo para avaliações futuras antes da implementação de qualquer novo modelo de gestão Résumé - Cette recherche séncadre dans la thématique de la motivation et vise décrire une situation spécifique, celle des enseignants des écoles élémentaires (de 6 à 10 ans) chargés de la gestion scolaire de ce niveau dénseignement, dans le département de Vila Franca de Xira. Considérée une charge à accomplir obligatoirement, parallèlement à la fonction pédagogique, la gestion de l´école exige beaucoup de responsabilité, une raison por laquelle quelques enseignants n´acceptent pas toujours cette fonction, en présentant des excuses d´ordre personnel ou professionel car ils ne veulent pas faire cette activité. Donc, cette étude a l´objectif d´énoncer les arguments utilisés par les enseignants qui révèlent la motivation ou la faute de motivation relativement à cette charge de la gestion scolaire. La révision bibliographique a été orientée par tris aspects: le premier domine par les politiques administratives et leurs modèles de gestion; le deuxième par le contexte où le responsable de la gestion développe son action; le troisième qui vise le responsable de la gestion avec ses caractéristiques personnelles, sa motivation et son image particuliers. Nous nous sommes basés sur des données qualitatives et quantitatives obtenues par des entretiens et des enquêtes réalisés aux enseignants qui ont été chargés de la gestion scolaire pendant quelques années dans ce département. Nous avons conclu que la plupart des responsables avait peu de motivation à cause du modèle actuel de gestion qui ne leur donne pas l´autonomie de prendre des décisions en difficultant celles-là dont la résolution doit être immédiate. Selon les responsables, actuellement il n´y a pas de motivation pour la gestion scolaire, mais seulement le goût de l´exercice de cette fonction. Malgré tout cette étude permet de comprendre la faute de motivation des enseignants de ce département, ainsi que la possibilite de changement de ses causes principales, en servant d´exemple à des évaluations futures avant l´introduction d´un nouveau modèle de gestion Abstract - The research work presented here has to do with the topic motivation and it has the objective to show a specific reality, the one which the primary teachers in the Vila Franca Council, as school administrators at this school level are facing. Being a “school administrator” is considered by teachers legislation a duty, in the same way as doing any scientific work like teaching, but not at all the teachers are willing to do that kind of work, which they feel they aren’t prepared to do and many excuses are given to reject it such as personal or professional problems. That´s why I thought it would be important to do this research work which has the objective to point out the reasons given by the teachers not to perform this type of work. By doing this we believe it will be possible to see what is motivating or non-motivating for the teachers when they have to be school administrators. The bibliography revision was guided in three areas: macro level, which is dominated by the administrative policies and their school management theories; the other is related to the meso level, which has to do with the organizational context where the manager develops his work; and finally micro bibliography, which is closely related to the manager himself, taking into consideration the personality, motivation to do the job and other personal characteristics. We made use of qualitative and quantitative method in order to do the triangulation of the information collected through interviews with teachers who have experience of school management for some years as well as the information obtained through surveys given to primary teachers in this Council. We came to the conclusion that most of the teachers who answered the surveys felt lack of motivation to do this job because of the present management rules which don´t give them any autonomy to take decisions, making it difficult to decide on any issue on the hour. In the opinion of the teachers interviewed, there aren´t presently any good reasons to motivate the primary teachers to be “school managers” except for the ones who enjoy doing the job itself. With this work, which we know can´t be generalised, we think we clearly show that the teachers in Vila Franca de Xira Council don´t have any motivation to be school managers. Besides that, we tried to point out some solutions for the main problems felt and we hope it will be useful as an example to follow for any further evaluation of the system before any new model of schools management comes into practise
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Grave-Resendes, Lídia
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