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A importância da formação na melhoria do desempenho dos auxiliares de acção edu...

Author(s): Carreira, José Manuel Batista cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.2/671

Origin: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Subject(s): Auxiliares de acção educativa; Formação; Gestão de estabelecimentos de ensino; Motivação para o desempenho; Pessoal da educação


Description
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta Resumo - A presente tese efectua um estudo de carácter qualitativo com o objectivo de compreender como é que os agentes da comunidade educativa encaram o papel da formação específica dos auxiliares de acção educativa do ponto de vista da melhoria de desempenho profissional destes elementos. Neste sentido realizou-se uma observação participante de uma reunião, ministraram-se inquéritos por questionário ao auxiliares de acção educativa e conduziram-se entrevistas para recolher dados que foram posteriormente analisados. O primeiro capítulo deste trabalho apresenta o enquadramento teórico que fundamentou toda a investigação. O capítulo seguinte apresenta os procedimentos metodológicos seguidos e o método da análise da informação. No penúltimo capítulo apresentam-se os dados e discutem-se os resultados desta investigação. Por fim, apresentam-se as conclusões. Em suma, a formação disponível para os auxiliares de acção educativa não é suficiente para dotar estes profissionais de competências específicas para o desempenho das suas funções, o que conduz a uma fraca imagem profissional que persiste, impedindo os auxiliares de acção educativa de serem verdadeiros agentes activos do processo educativo, apesar das tentativas a nível macro para a sua plena inserção na comunidade educativa Résumé - Cette thèse constitue une étude qualitative, qui a l’objectif de comprendre comment les agents de la communauté éducative envisagent le rôle de la formation spécifique des assistants d’éducation, du point de vue de l’amélioration de leur accomplissement professionnel. Dans ce sens, nous avons réalisé une observation participante d’une réunion, nous avons également mené une enquête par questionnaire aux assistants d’éducation et nous avons encore fait des interviews, afin de recueillir des données qui ont, ensuite, été analysées. Le premier chapitre de ce travail présente l’encadrement théorique qui a engendré toute notre recherche. Le deuxième chapitre expose les procédés méthodologiques que nous avons suivis, ainsi que la méthode d’analyse de l’information. L’avant-dernier chapitre exhibe les données et nous y discutons les résultats de notre recherche. Nous présentons, à la fin, nos conclusions. En somme, la formation dont disposent les assistants d’éducation n’est pas suffisante pour doter ces professionnels de compétences spécifiques pour l’accomplissement de leurs fonctions. Ceci conduit à une image professionnelle fragile, qui se perpétue et empêche les assistants d’éducation d’être de vrais agents actifs dans le processus éducatif, malgré les tentatives, à un niveau macro, de les insérer pleinement dans la communauté éducative Abstract - This thesis is a study of qualitative character with the objective of understanding how the educational community agents come to terms with the specific educational training of the school support staff, from the point of view of improving the professional endeavour of the elements. As such, an observatory participation of a seminar was undertaken, surveys in the form of a questionnaire were given to the school support staff and interviews were held to recollect data, which were later analysed. The first chapter of this thesis presents the theoretical arrangement which was the basis of this investigation. The second chapter presents the methodological procedures in use and the method of the information analysis. In the second-last chapter the collected data is presented and the respective results of this investigation are discussed. Finally, the conclusions are presented. In conclusion, the educational training available to the school support staff is not sufficient to endow these professionals with the specific competencies required for the fulfilment of their roles, which leads to a persistent poor professional image, preventing the school support staff from being authentic active agents of the educational process, in spite of the several attempts to fully incorporate them into the educational community
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Serra, Fernando
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