Document details

O impacto da utilização do software educativo, junto de alunos a frequentar a disciplina de matemática do 12º ano

Author(s): Machado, José Eduardo ; Almeida, Leandro S. ; Silva, Bento Duarte

Date: 2007

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/10001

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Software educativo; Matemática


Description

A utilização dos computadores no ensino é hoje considerada como justificada e inevitável, esperando que a sua utilização melhore os níveis de aprendizagem e os hábitos dos alunos. Neste estudo quisemos aferir qual o impacto que a utilização de um software educativo, que faz recurso às potencialidades gráficas, teve nas atitudes, hábitos, frequências de utilização dos computadores e no seu processo de ensino-aprendizagem, ao nível de determinados conceitos matemáticos e ainda na relação entre a escrita algébrica e a gráfica, nos alunos envolvidos na experiência educativa. Este estudo incidiu nos alunos do décimo segundo ano, que frequentaram as aulas da disciplina de Matemática, permitindo que os conceitos fossem leccionados, recorrendo ao grafismo e consequentemente dando uma especial ênfase à imagem. Tendo em consideração, que a tecnologia seria aplicada no processo de ensino-aprendizagem, demos uma especial atenção à transposição didáctica, tida como um dos factores importantes neste tipo de estudos. Neste estudo, que envolveu a utilização da tecnologia, computadores e software educativo, num ambiente de ensinoaprendizagem, a variável sexo foi tida em consideração, dada a possível relevância desta variável nos resultados obtidos. No final da investigação podemos constatar que a utilização de software educativo teve um impacto junto dos alunos envolvidos que mudaram a sua perspectiva relativamente ao uso dos computadores e tiveram um aproveitamento diferenciado do dos seus colegas, a quem os mesmos conceitos foram leccionados de forma convencional sem recurso a computadores.

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents