Author(s): Monteiro, Ricardo ; Gomes, Maria João
Date: 2009
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/10200
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Acessibilidade; Inclusão digital; E-learning
Author(s): Monteiro, Ricardo ; Gomes, Maria João
Date: 2009
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/10200
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Acessibilidade; Inclusão digital; E-learning
As instituições de ensino superior em Portugal enfrentam uma série de alterações, enfrentando novos desafios e renovando as suas práticas aos mais diversos níveis. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente no que se refere à introdução de práticas de e-learning associadas à adopção de Learning Managment Systems (LMS) originam um modelo de formação diferenciado e maior flexibilidade em relação ao tempo, ritmo, percursos e espaços de aprendizagem, sendo hoje de utilização comum na generalidade das Universidades Públicas Portuguesas. O estudo que realizámos centrou-se na análise das práticas de acessibilidade digital e de inclusão digital associadas às práticas de e-learning e de utilização de LMS nas instituições de ensino superior em Portugal, com ênfase na situação dos estudantes com deficiências visuais por serem, de acordo com os dados disponíveis, os estudantes com deficiência numericamente mais representados nas Universidades Públicas Portuguesas.