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Promover o desenvolvimento cognitivo e o sucesso escolar : construção e validação de um programa de treino cognitivo

Author(s): Bilimória, Helena Cristina da Rocha Vidal Framrose

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10459

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 37.015.3; 159.922.7


Description

Tese de doutoramento em Educação (área de especialização em Psicologia da Educação)

Com a presente investigação pretendeu-se construir, aplicar e validar um programa de auto-regulação da aprendizagem. Com base no modelo “adaptable learning” (Boekaerts, 1992, 1995a,1996a,b; Boekaerts & Niemivirta, 2000), e na linha do movimento do “aprender a aprender”, desenvolveu-se o programa SABER (Saber Aprender Boas Estratégias de Aprendizagem). Neste programa, são trabalhadas as dimensões do modelo teórico: conhecimento e competências, self e tarefa em contexto. Assim, o programa SABER proporciona o treino de estratégias de aprendizagem, associadas quer à regulação cognitiva, incidindo sobre os processos cognitivos: atenção, compreensão, memorização e pensamento divergente, quer à regulação ambiental. Mas também proporciona, transversalmente ao programa, o treino de estratégias de regulação motivacional e emocional, associadas à dimensão do self”. Ainda, proporciona-se o treino da metacognição através de uma “ficha de integração”, desenvolvida para o efeito e administrada no final de cada sessão. Para a validação do programa, procedeuse a duas aplicações de acordo com uma metodologia experimental de medidas repetidas, considerando dois momentos de avaliação (pré-teste e pós-teste) e dois grupos de participação: grupo experimental – submetido ao programa -, e grupo de controlo. Em ambos os momentos de avaliação utilizaram-se os seguintes instrumentos: BPR 7/9 (Bateria de provas de raciocínio 7º-9º ano) (Almeida, 2003), AME (Escala de Avaliação de Métodos de Estudo) (Vasconcelos, 2000), PHCSCS – 2 (Piers-Harris Children’s Self-Concept Scale-2) (Veiga, 2006) e uma bateria de provas de avaliação cognitiva construída para o efeito: PPAC (Provas Processuais de Avaliação Cognitiva). Ainda, na segunda aplicação do programa SABER, foi utilizado o IPAAr (Rosário, 2004) – Inventário de Processos de Auto-Regulação da Aprendizagem. Foram também recolhidos dados relativos aos resultados escolares nos três períodos dos anos lectivos 2005-2006 e 2006-2007, respeitantes às duas aplicações independentes. Os resultados apontam, generalizadamente e tomando as duas aplicações do programa SABER, para um efeito positivo ao nível das estratégias de aprendizagem associadas à aquisição da informação (sublinhar, tirar apontamentos, analisar títulos, gráficos, figuras). Por outro lado, ainda que os níveis de significância estatística fossem inconsistentes nas duas aplicações, uma análise das medidas descritivas, permitiu constatar que o programa SABER teve um papel protector da percepção de eficácia pessoal e da motivação, impedindo a descida dos valores destas variáveis nos alunos com valores mais baixos no pré-teste. Ainda, esta investigação contribuiu para o debate entre a avaliação por instrumentos de auto-relato ou por instrumentos de avaliação “online” dada a discrepância encontrada entre as estratégias que os alunos dizem usar e as que usam efectivamente, realçando a necessidade de uma avaliação multi-métodos (Butler, 2002; Huet & Mariné, 2007; Veenman, 2005). Sugerem-se novas aplicações do programa, desta feita, validando previamente as provas PPAC, recorrendo à técnica de avaliação consensual nas provas de pensamento divergente e de avaliação metacognitiva e ainda, procedendo a uma selecção de participantes tomando como critérios, entre outros já valorizados neste estudo, o grau de motivação para participar no programa e para realizar tarefas de aprendizagem, os resultados escolares, o nível socio-económico cultural familiar e as expectativas familiares sobre a realização académica e a eficácia dos alunos.

The present investigation intends to develop, apply and validate a self-regulated learning program. Based upon the “adaptable learning” model (Boekaerts, 1992, 1995a, 1996a,b; Boekaerts & Niemivirta, 2000), and within the “learning to learn” movement, we developed the SABER program (SABER – Knowing to Learn Good Strategies of Learning). The program focus on the dimensions of the theoretical model: knowledge and skills, self and task in context. So, SABER provides the training of learning strategies related to cognitive regulation, considering the cognitive processes: attention, comprehension, memorization and divergent thinking, as well as related to contextual regulation. It also provides, transversally to the program, the training of motivation and emotion regulation strategies, related to the self dimension of the theoretical model. Furthermore, it provides metacognitive training through an “integration sheet”, developed explicitly for this effect and administered at the end of each session. In order to validate the program, we made two applications, accordingly with a repeated measures experimental methodology, considering two assessment moments (pre and post-test) and two participation groups: the experimental group, submitted to the program, and the control group. In both assessment moments we use the following instruments: BPR 7/9 (Reasoning Tests Battery 7-9 grade) (Almeida, 2003), AME (Study Methods Assessment Scale) (Vasconcelos, 2000), PHCSCS – 2 (Piers- Harris Children’s Self-Concept Scale-2) (Veiga, 2006) and a battery of cognitive assessment tests, PPAC (Process Tests of Cognitive Assessment), developed explicitly to this investigation. In addition, in the second application of the program we also applied IPAAr (Rosário, 2004) – Self-Regulated Learning Processes Inventory. Furthermore, we collected data related to school results on the three academic periods in both academic years: 2005-2006 and 2006-2007, concerning each of the independent applications of SABER. Taking into consideration the two applications of program SABER, the results, generally indicate a positive effect on the learning strategies related to information acquisition (underlying, note taking, titles and figures analysis). On the other hand, even though the statistical significance levels were inconsistent between the two applications, the analysis of descriptive measures enlighten the protective role of program SABER over the self-efficacy perceptions as well as motivation levels, avoiding the decline of the values in this variables within the students with the lowest values in the pre-test. Moreover, this investigation contributed to the debate about the use of self-report assessment instruments and “on-line” assessment instruments, taking into account the discrepancy found between the strategies the students tell they use and the strategies really used by them, enlightening the need to use a multi-method assessment methodology (Butler, 2002; Huet & Mariné, 2007; Veenman, 2005). We suggest new applications of the SABER program, but this time, validating previously the PPAC tests, as well as using consensual assessment techniques in the divergent thinking tests as well as in the metacognitive assessment. Also, when selecting participants, we consider important to take into account the following selection criteria, besides all that were taken into account in this investigation: the degree of motivation that students manifest to participate in the program as well as in academic activities, the school results, the family social-economic group as well as the family expectations about academic results and the efficacy of the students.

Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do POCI 2010, Formação Avançada para a Ciência – medida IV.3.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Almeida, Leandro S.
Contributor(s) Universidade do Minho
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