Document details

A problemática da e-moderação à luz da Teoria Ator-rede

Author(s): Lisbôa, Eliana Santana ; Coutinho, Clara Pereira

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10589

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Teoria actor-rede; e-moderação; Colaboração; Conectividade; Liderança partilhada; Actor-Network Theory; e-moderation; Collaboration; Connectivity; Shared leadership


Description

No presente trabalho analisamos a problemática da e-moderação em ambientes virtuais à luz da Teoria Ator-Rede (ATN). De facto, entendemos que tanto os indivíduos tem uma influência significativa nos objectos, como os objectos exercem influência na forma de agir dos seres humanos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo e assim continuar o ciclo das influências. A liderança num ambiente virtual é possível quando a mediação colaborativa está associada aos recursos técnicos com vista a favorecer a criação de um clima organizacional que favoreça a produção social de significados, contribuindo para que os utilizadores possam estabelecer conexões com o que sabem, promovendo uma aprendizagem significativa. Neste contexto, a ATN assume um papel de grande importância nestas representações heterogéneas e na própria relação entre os sujeitos colectivos.

In this paper we approach the e-moderation in virtual environments in the light of Actor-Network (ATN), because we understand that both individuals have a significant influence on the objects as objects also influences the way of acting of human beings, may change over time and continue the cycle of influences. Leadership in a virtual environment is possible when the collaborative mediation is associated with technical resources to encourage the creation of an organizational climate that there is social production of meaning, helping users to make connections with what they know, promoting a learning significant. In this context, the ATN assumes a major role in these representations in the very heterogeneous and the relationship between collective subjects.

Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIED)

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents