Document details

Proposta de um modelo de integração das tecnologias de informação e comunicação nas práticas lectivas : o aluno de consumidor crítico a produtor de informação online

Author(s): Cruz, Sónia

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10678

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 371.68; 681.324


Description

Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)

Para a maioria dos alunos, a Web constitui a primeira fonte de informação. Além disso, a utilização de recursos e ferramentas da Web 2.0 no processo de ensino aprendizagem torna-se cada vez mais pertinente, uma vez que promovem novas formas de aprender, de pensar e de ensinar oferecendo ao aluno um papel que não se compadece com a passividade, mas antes exigelhe competências para analisar e avaliar criticamente a informação, isto é, reflectir sobre a informação com que interage para produzir conhecimento para si e para partilhar com os outros. Assim, a questão de investigação que norteou o nosso trabalho prendeu-se com a tentativa de compreender como seria possível integrar os diversos serviços disponíveis online nas práticas lectivas, orientando o aluno de consumidor crítico a produtor de informação online. Para responder à questão de investigação criámos um modelo, que designamos de Modelo de Integração das Tecnologias de Informação e da Comunicação (ITIC) cujos alicerces teóricos são a abordagem construtivista, a Teoria do Envolvimento e o Modelo ARCS. Este modelo baseia-se em diferentes componentes que incluem a pesquisa, o acesso à informação, a comunicação online e as ferramentas colaborativas que proporcionam ao aluno a construção do seu conhecimento. O estudo realizado foi um estudo de caso, sendo os participantes 27 alunos que frequentavam o 9.º ano de escolaridade. Desenvolvemos um site, o História Nove, no qual gradualmente foram propostas variadas actividades, integrando recursos e diversas ferramentas da Web 2.0 no currículo, proporcionando aos alunos apropriarem-se das actividades e ferramentas tendo, em algumas situações, trabalhado enquanto consumidores de informação e noutras enquanto produtores de informação para a Web. Para a recolha de dados foram desenvolvidos os seguintes instrumentos: Questionários (Ficha de Literacia Informática, 14 questionários sobre ferramentas e recursos na Web e dois questionários finais sobre o modelo ITIC: um para os alunos e outro para os encarregados de educação), Grelha de observação e Diário de aula. A análise dos dados obtidos, ao longo de um ano lectivo, permitiu concluir que embora, inicialmente, alguns alunos mostrassem resistência à metodologia adoptada, com o decorrer do estudo essas resistências foram diminuindo tendo, no final do estudo, revelado que gostaram da experiência e que aprenderam os conteúdos de uma forma mais trabalhosa, mas também mais motivadora. Este estudo revelou ser um contributo na promoção do pensamento crítico do aluno enquanto consumidor de informação dado que os participantes revelaram competências em pesquisar, analisar, avaliar, resumir e interpretar informação reconhecendo que nem tudo o que está na Web é válido e quais os critérios que deveriam atender para confiar na informação. Enquanto produtores de informação, as actividades propostas visavam responsabilizar o aluno pela publicação online. Assim, proporcionamos um ambiente de aprendizagem activa e significativa, onde os alunos se sentiram parte integrante na construção do seu conhecimento. Relativamente ao trabalho individual e em pares, a preferência dos alunos recaiu sobre o trabalho em pares, reconhecendo a importância de trabalhar colaborativamente, trocar informações, discutir ideias e negociar posições. Embora de maneira gradual, os alunos evidenciaram autonomia no que toca à sua aprendizagem e grande interesse nas actividades que foram propostas. Os trabalhos desenvolvidos foram reveladores das competências gerais e específicas desenvolvidas. Por tudo isso, é importante que os professores, enquanto catalisadores da Sociedade do Conhecimento, vejam o computador como ferramenta cognitiva e promovam a integração das novas tecnologias de informação e comunicação no currículo. Como implicações para a aprendizagem, sugere-se que este tipo de actividades seja proporcionado desde cedo, implicando, verdadeiramente, os alunos na construção do seu próprio conhecimento.

For most students, the Web is their first source of information. Furthermore, the use of Web resources and Web 2.0 tools in teaching is becoming increasingly relevant, as they promote new ways of learning, thinking and teaching. In fact, they offer the student a role that is not compatible with passivity, requiring skills to analyse and evaluate information critically, that is, to reflect on the information he/she is interacting with, in order to produce knowledge for himself and to share it with others. The research question focuses on how it would be possible to integrate several services available online into teaching, in order to guide the student through the process of evolving from a critical consumer to a producer of information online. A Model for Integrating the Information and Communication Technologies (IICT) in class was developed based on the constructivist approach, Engagement Theory and the ARCS Model. This model is based on different components that include search, access to information, online communication and collaborative tools that help students to construct their knowledge. The methodology used is a case study, involving 27 students from 9th grade. We developed a website, História Nove (History for 9th grade), where we gradually proposed several activities, integrating web resources and various Web 2.0 tools into the curriculum. The students were thus given the opportunity of developing activities and getting acquainted with these tools. In some situations, they worked as consumers of information and in others as producers of information for the Web. For collecting data, the following instruments were developed: Questionnaires (Computer Literacy Questionnaire, 14 questionnaires about tools and resources on the Web, and two questionnaires about the model IICT: one for students and another one for parents), an observation grid and a teacher diary. The analysis of data obtained during a full school year allowed us to conclude that, although initially, some students showed resistance towards the methodology adopted, over the course of the study this resistance diminished. At the end of the study, they revealed that they had enjoyed the experience and that they had learned the contents in a more demanding but also more motivating way. This study aims to be a contribution to the promotion of students' critical thinking as consumers of information. Participants revealed several competencies: searching, analysing, evaluating, summarizing and interpreting information. Further, the students became aware that not everything they find on the Web is valid and they learned about the criteria they should use to rely on the information. The proposed activities aimed to get them responsible for online publication, as producers of information. We provided an active and meaningful learning environment, where the students construct their knowledge. The students preferred to work in pairs, recognizing the importance of working together, exchanging information, discussing ideas and negotiating opinions. Even in a gradual way, the students demonstrated autonomy regarding their learning process and a keen interest in the proposed activities. Their assignments revealed the general and specific competencies developed. For all these reasons, it is important that teachers, as catalysts of the knowledge society, consider the computer a cognitive tool and encourage the integration of new Information and Communication Technologies into the curriculum. We suggest that such activities should be provided early on their studies, involving students in constructing their knowledge.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, Ana Amélia Costa Conceição Amorim Soares
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo