Document details

Estudo da qualidade do ar : uma abordagem participativa para alunos do ensino secundário

Author(s): Oliveira, Joana Maria Guimarães de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10802

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 502:372.85; 372.85:502


Description

Tese de mestrado em Ciências do Ambiente, variante de Ensino

Este trabalho, integrado no Projecto EuroLifeNet/Ciência Viva – Aprendendo/exercendo cidadania, medindo a qualidade do ar, visa contribuir para uma dinâmica inovadora no ensino experimental das ciências, no ensino secundário, baseada na cidadania participada, dentro e fora da sala de aula, ao mesmo tempo que pretende tornar aliciante o estudo de conteúdos relacionados com as ciências, fazendo com que o aluno compreenda que o que ele aprende na sala de aula tem aplicação no seu quotidiano. Nesse sentido fez-se um enquadramento teórico sobre o ensino das ciências, em particular no caso do ensino secundário português, delinearam-se os pressupostos e a metodologia e elaborou-se uma proposta didáctica anual para aplicação em Área de Projecto. De seguida foi elaborado, testado e reformulado o material didáctico de apoio ao projecto, sobre Qualidade do Ar e Poluição Atmosférica. O material elaborado contém quatro propostas de actividades distintas que implicam uma atitude activa do aluno no trabalho e na aquisição do conhecimento. A proposta A contém duas actividades que têm como objectivo motivar os alunos para o estudo da Poluição Atmosférica. A Proposta B remete os alunos para a identificação de instituições e Organizações não-governamentais com as quais possam estabelecer parcerias. A proposta C dirige os alunos para uma investigação acerca das partículas inaláveis que diminuem a Qualidade do Ar. A proposta D encaminha os alunos para o manuseamento e aprendizagem das características e modo de funcionamento do analisador de partículas AM510 SidePak e sua comunicação com o computador. No final foi construída uma página de Internet, disponível no endereço www.ese.ipvc.pt/kecv, que disponibiliza os materiais didácticos elaborados, alguns dos quais na plataforma Moodle. Desta forma, os utilizadores poderão aceder aos materiais elaborados pela ordem da sua preferência, podendo ainda dispor de espaços para conferência, armazenamento e consulta de dados, galeria de fotografias e vídeos, lista de ligações a sítios da internet e bibliografia recomendada. A implementação deste projecto reveste-se de uma componente de sensibilização ambiental importante, actuando os alunos como veículos de disseminação de novas competências científicas, sociais e de cidadania.

This work is included in the Project EuroLifeNet/ Ciência Viva - learning/acting citizenship, measuring air quality. It pretends to be a contribution to an innovative and dynamic way of teaching experimental sciences at secondary schools. Based in participatory citizenship, inside and outside the classroom, it aims to make science related contents more attractive and to make students aware that the contents learned in the classroom can be applied in daily life. To achieve these aims, a theoretical review on science teaching was performed. In particular, it was considered the case of Portuguese secondary education, based on which the assumptions and the methodology of this work were outlined in order to make an annually didactical proposal to use in the subject Project Area. Then, didactic material to support the project on Air Quality and Air Pollution was developed, tested and reshaped. The produced material includes four separate proposals that require a student proactive attitude, both with respect to the work and in the acquisition of knowledge. The proposal A contains two activities that aim to motivate to study air pollution. The proposal B refers students to identify institutions and non-governmental organizations with which to establish partnerships. The proposal C directs the students to research about Particulate Matter and the decrease of air quality. The proposal D guides the students to handling and learning the characteristics and functioning of the personal aerosol monitor AM510 SidePak and its interaction with the computer. Finally, a webpage was built, and made available at www.ese.ipvc.pt/kecv. This page provides the didactical material produced, some of them in the Moodle Learning Management System. In this way, users can access the material prepared by its own preference, and may also access to forums, data consulting and storage, photo and video galleries, list of internet links and recommended bibliography. The implementation of this project implies an important component of environment awareness, where the students contribute to the dissemination of scientific, social and citizenship skills.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lanceros-Méndez, S.
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo