Author(s): Almeida, João Carlos Pinto de
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10995
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): 78:372.878; 372.878:78
Author(s): Almeida, João Carlos Pinto de
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10995
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): 78:372.878; 372.878:78
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Educação Musical)
Este trabalho consiste num conjunto de sugestões para actividades destinadas aos dois primeiros graus da disciplina de Formação Musical do ensino especializado da Música, baseando-se unicamente no repertório de música portuguesa para a infância. O trabalho é constituído por três capítulos, o primeiro dos quais contém uma "revisão da literatura", onde se aborda o enquadramento legislativo referente aos manuais escolares, contendo, ainda, opiniões de vários autores sobre os temas desses manuais, bem como uma breve síntese dos programas de Formação Musical existentes nas escolas públicas do ensino especializado da música em Portugal. Segue-se outro capítulo que aborda a metodologia usada na elaboração de um manual suplementar e um terceiro capítulo que trata de questões pedagógicas e de repertório relativas a esse manual suplementar que é, seguidamente, apresentado.
This work consists of a group of activity suggestions for the first two levels of the subject of Musical Formation, which is part of the specialized teaching of Music. It is solely based in the repertoire of Portuguese music for the childhood. The work is composed of three chapters, the first of which contains a "literature review" - the legislative environment concerning textbooks is addressed, the opinions of several authors about such textbooks is shared and the Musical Formation programmes in place at the Portuguese public schools of specialized Music learning are briefly summarized. The following chapter deals with the methodology used in the preparation of a complementary handbook and the third and last chapter handles the pedagogic and repertoire issues connected with that handbook, which is then presented.