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Influência dos testes intermédios de matemática na aprendizagem, no ensino e na avaliação de uma turma de 11º ano de escolaridade

Author(s): Noronha, Ana Isabel Cerqueira da Silva Dias de

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11104

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 371.26


Description

Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da Matemática)

No presente estudo, investigou-se a influência da realização dos Testes Intermédios de Matemática na aprendizagem, no ensino e na avaliação de uma turma do 11º ano de escolaridade. Para isso, formularam-se as seguintes questões de investigação: 1 – Quais as perspectivas dos alunos de uma turma de 11º ano de escolaridade e respectiva professora de Matemática sobre os Testes Intermédios de Matemática? 2 – Quais os reflexos dos Testes Intermédios de Matemática sobre a actividade matemática desenvolvida pelos alunos de uma turma de 11º ano de escolaridade dentro e fora da sala de aula? 3 – Quais os reflexos dos Testes Intermédios de Matemática sobre a avaliação das aprendizagens? Utilizou-se uma metodologia qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994; Ponte, 1994; Yin, 2005), uma vez que esta privilegia a interpretação e compreensão dos fenómenos educativos, em que participaram os alunos de uma turma do 11º ano e a respectiva professora de Matemática. Mediante a realização de entrevistas recolhemos a opinião dos 14 alunos participantes e da respectiva professora relativamente aos Testes Intermédios. Outra fonte de dados compreendeu a análise documental, que incidiu na análise de testes da professora, Testes Intermédios e tarefas da aula de Matemática. Os resultados revelaram a opinião favorável dos participantes à realização dos Testes Intermédios de Matemática. Os alunos reconhecem-lhes mais vantagens do que desvantagens e atribuem-lhes uma função instrumental de preparação para o Exame Nacional a que serão sujeitos no fim do ensino secundário. Em conformidade, privilegiam os instrumentos de avaliação e as metodologias de trabalho da sala de aula que valorizam o trabalho individual, e assumem a realização dos testes escritos como a melhor forma de preparação para as provas de avaliação externa, potenciando a valorização da avaliação sumativa em detrimento de outras modalidades de avaliação. Para a professora, a importância que é conferida à implementação de tarefas e à elaboração dos seus testes o mais isomorfo possível com os Testes Intermédios mostra bem a influência destes nas suas práticas de ensino e avaliação.

The present study examines the impact of the external mathematics tests on learning, teaching and assessment in an 11th class. For that purpose, the following research questions were formulated: 1 – What are the expectations of the students of an 11th class and their mathematics teacher about the external tests in mathematics? 2 – What are the effects of the external tests in mathematics on the mathematical activity of the students of an 11th class inside and outside of the classroom? 3 – What are the reflects of the external tests in mathematics on the learning assessment? A qualitative methodology was used (Bogdan & Biklen, 1994; Ponte, 1994; Yin, 2005) to interpreting and understanding the educational phenomena in which an 11th class and their mathematics teacher were involved. We interviewed the 14 participating pupils and their teacher to know their opinions about the external mathematics tests. Data were also collected from the documents analysis, namely teacher‟ tests, the external mathematics tests and mathematical tasks. The results showed that the participants have a favourable opinion about the external mathematics tests. The pupils consider they have more advantages than disadvantages and input them an instrumental function in order to the preparation for the National Exam they will take at the end of the secondary school. Accordingly, they prefer assessment instruments and classroom work methodologies that emphasize individual work and assume the written tests the best way of preparing for the external assessment tests. They value summative assessment over other modalities. In what concerns teacher, she considers that the implementation of mathematics tasks and test designing should be the most nearly possible with external mathematics test models, what evidences their influences on her teaching and assessment practices

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Fernandes, José António; Alves, Maria Palmira
Contributor(s) Universidade do Minho
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