Document details

A literacia do imaginário : compreensão e mediação leitora na literatura juvenil contemporânea

Author(s): Silva, Gisela Cristina Ribeiro

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11611

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 82-93; 801.73; 159.954


Description

Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (ramo de conhecimento em Literatura para a Infância)

As obras de literatura de massas ou best-sellers do fantásticomaravilhoso da literatura de potencial recepção juvenil contemporânea, por nñs apelidadas de „nova literatura‟, porque literárias, provocam no leitor o prazer da leitura e da releitura, o que as torna uma “literatura anexada” por muitos pré-adolescentes e adolescentes que a vêem como um manancial de narrativas onde a diferença se patenteia na revalidação de temas, imagens e mitos que adoptam o conhecimento da ancestralidade mítico-simbólica, bem do agrado destes leitores. Por isso, as questões da literatura canñnica e da „nova literatura‟ continuam a ser uma problemática que discutimos à luz dos Estudos Literários e da Hermenêutica do Imaginário. Pretendemos mostrar que estas obras, dividindo o espaço da sala de aula com os Clássicos da Literatura, devem ser lidas sob a perspectiva do mítico-simbólico e num acto de mediação leitora que possa contribuir para o desenvolvimento da literacia do Imaginário dos jovens leitores. A hermenêutica do Imaginário é, por nós, entendida como uma ciência valorativa do texto literário que permite a compreensão das mensagens implícitas à exploração de temáticas plurais e interdisciplinares, para tomadas de consciência sobre assuntos da actualidade. Abeirando-se da obra literária, da literatura de massas ou do bestseller, o leitor aprende, se usar de uma reflexão sistemática, mediada e consciente (alicerçada na hermenêutica do Imaginário), a aprofundar os seus conhecimentos sobre mitos, símbolos, metáforas, imagens e temas e, desta forma, a também participar do acto de leitura de forma intensa e não ingénua, adquirindo competências de tipo crítico que lhe permitirão participar dos textos na pluralidade dos seus contextos. Estas são obras onde o carácter lúdico e o apelo à participação do Imaginário são uma constante, por isso, pareceu-nos pertinente associá-las a um Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (Tompkins & McGee, 1993; Huck & Hickman, 2001; Galda & Cullinan, 1998; Yopp & Yopp, 2001; Azevedo, 2007; Silva; Macedo; Simões; Diogo & Azevedo, 2009), que valorize língua, literatura e Imaginário como aprendizagens integradas e importantes na formação de leitores reflexivos e competentes. Assim, para além de termos realizados uma análise mitocrítica sobre cinco obras da „nova literatura‟, criaram-se actividades de enriquecimento a partir de duas dessas obras, tendo por base os pressupostos do Programa de Leitura Fundamentado na Literatura. Estas foram implementadas em contexto de sala de aula e integradas em dois estudos de caso, cujas descrições e análise de conteúdos/resultados, apoiadas numa metodologia qualitativa, nos permitiram perceber o contributo destas obras da „nova literatura‟ para o desenvolvimento das várias competências dos alunos/leitores enquanto indivíduos integrantes de uma sociedade exigente e solicitadora nas suas intervenções.

The works of mass literature or best-sellers of the fantastic-marvelous children‟s literature, that we named 'new literature' if they are literary, provoke in the reader the pleasure of reading and re-reading, and that causes them to be an" attached literature" by many pre-adolescents and adolescents who view it as a set of stories where the difference is patented in the revalidation of themes, images and myths that take the knowledge of the symbolicmythical ancestry, as the readers like. Therefore, the question of canonical literature and the "new literature" is still an issue that it is discussed in the light of Literary Studies and the Hermeneutics of the Imagination. We intend to show that these works, sharing the classroom with the Classics of literature, should be read from the perspective of the mythic and symbolic and as an act of reading mediation that can contribute to the development of the literacy of the Imaginary of young readers. The Hermeneutics of the Imagination is understood by us as an evaluative science of the literary text that gives an understanding of implicit messages in order to the exploration of plural and interdisciplinary thematics for making awareness about current affairs. Approaching the literary work of mass literature or the bestseller, the reader learns, if he uses a systematic and conscious reflection (rooted in the hermeneutics of the Imaginary), to deepen their knowledge of myths, symbols, metaphors, images and topics and, thus, also learns how to read in a way that it is not naive, acquiring critical skills that will enable him to look at the plurality of contexts and functions of the texts. Being these texts deconstructive, it seemed to us relevant to associate them to a Reading Program Based on Literature (Tompkins & McGee, 1993; Huck & Hickman, 2001; Galda & Cullinan, 1998; Yopp & Yopp, 2001; Azevedo, 2007; Silva; Macedo; Simões; Diogo & Azevedo, 2009), in which language and literature and Imaginary are considered as integrated knowledges, important in the formation of critical and competent readers. Thus, more than a mitocritical analysis of five books of the “new literature”, we created educational activities from two of those books, based on the suggestions of a Reading Program Based on Literature. These were implemented in classroom‟s context and incorporated in two case studies, whose descriptions and analysis of contents /results, are supported by a qualitative methodology. This allowed us to understand the contribution of these "new literature" books for the development of different students/readers‟ skills as individuals, members of a demanding and solicitor society.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Diogo, Américo Lindeza; Azevedo, Fernando José Fraga de
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents