Document details

A escolha do Porto: contributos para a actualização de uma ideia de escola

Author(s): Fernandes, Eduardo Jorge Cabral dos Santos

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/12009

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 72:372.872; 372.872:72


Description

Tese de Doutoramento em Arquitectura (área de conhecimento em Teoria e Projecto)

O termo “Escola do Porto” implica uma identidade que relaciona a pedagogia de uma instituição de ensino com as ideias e a prática arquitectónica dos seus professores e/ou antigos alunos. Nasce como uma ideia de arquitectura moderna portuguesa, com a obra teórica, desenhada e construída de Fernando Távora, na sequência de um processo hesitante, difícil e solitário que medeia entre a publicação de “O Problema da Casa Portuguesa” e a construção do mercado de Vila da Feira (o primeiro texto e a primeira obra globalmente representativos desta ideia). A transformação desta acção individual numa tendência colectiva coincide com a realização do “Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa”, entre 1955 e 1961, período marcado por vários acontecimentos de grande importância para a definição das ideias de arquitectura e ensino da Escola. Este primeiro enunciado de uma identidade vai ser posto à prova nos tempos de crise pedagógica, social e política que medeiam entre a Reforma de 1957 e a Revolução de 1974. Depois, com o “processo SAAL”, a Escola é obrigada a reinventar-se, confrontada com uma situação paradoxal, na defesa dos princípios do “Direito à Arquitectura” e do “Direito à Cidade” face à urgência e à dimensão das necessidades das populações. É na sequência desta curta (mas marcante) experiência, e do crescente interesse exterior pela obra do seu arquitecto mais prestigiado, Álvaro Siza Vieira, que a chamada “Escola do Porto” se transforma num fenómeno globalizado, o que altera a sua especificidade. Esta identidade de Escola subsiste, durante todo o arco temporal que estudamos (1940-1997), como resultado de um conjunto de mecanismos de transmissibilidade de uma metodologia cognitiva (uma maneira de pensar articulada com uma maneira de fazer) que relaciona os conceitos de colaboração e relação com o contexto com um entendimento intemporal de modernidade, uma concepção da arquitectura como arte figurativa, um entendimento Vitruviano da formação do arquitecto e a defesa do desenho analógico como instrumento primordial de concepção e de síntese. Apesar da diversidade de contributos identificáveis, a sua caracterização pode fazer-se, até à década de 80, com um grau elevado de consenso; depois, nos anos 80 e 90, a subsistência desta identidade é frequentemente questionada. A Escola sofreu, durante estas décadas, uma mudança de escala que atravessou transversalmente a generalidade dos seus vectores constituintes e despoletou uma crise de crescimento sensível em todas as suas vertentes. Procuramos nesta dissertação entender os mecanismos destas alterações e inquirir sobre a consciência teórica de uma nova identidade, procurando reflexos das novas realidades na formação dos estudantes da FAUP e na metodologia de trabalho, na obra e nas ideias dos arquitectos do Porto. Acreditamos, no entanto, que estas mudanças não implicam a morte da Escola; pelo contrário, defendemos que a sua metodologia cognitiva continua a fazer sentido. No entanto, no final do âmbito temporal do nosso estudo, encontramos associados à designação “Escola do Porto” dois fenómenos muito distintos: a mera reutilização acrítica de modelos formais, reproduzidos a partir de imagens publicadas e/ou obras visitadas, configura a permanência daquilo a que poderemos chamar “Estilo do Porto”, mas a efectiva transmissibilidade do método cognitivo da Escola implica a consideração dos valores teóricos de cada referência exterior e o seu uso intencional e consequente, face ao contexto e ao programa, mas também ao novo espírito da época. Assim, a subsistência desta ideia de Escola, nos dias de hoje, implica o respeito pela herança do seu modo de pensar mas também, paradoxalmente, a sua actualização.

The concept “School of Oporto” implies an identity that relates the pedagogy of a teaching institution with the ideas and architectural practice of its professors and/or former students. It is born as an idea of Portuguese modern architecture, with the work of Fernando Távora (text, design and buildings), after an hesitating, difficult and solitary process between the publication of ”O Problema da Casa Portuguesa” and the building of the Vila da Feira market (the first representative text and work of this idea). The transformation of this individual action into a collective trend coincides with the “Enquiry on Popular Portuguese Architecture”, between 1955 and 1961, a period of various important events to the definition of the ideas of architecture and teaching of the School. This first statement of an identity is tested in the pedagogical, social and political crisis occurred between the 1957 Reform and the 1974 Revolution. Afterwards, with the “SAAL process” (state housing programme), the School is forced to reinvent itself, confronted with a paradoxical situation, defending the principles of the “Right to Architecture” and the “Right to the City” and faced with the urgency and dimension of the needs of the populations. As a consequence of this short (but striking) experience, and of the growing external interest in the works of its most prestigious architect, Álvaro Siza Vieira, the so-called “Oporto School” becomes a global phenomenon, which changes its specificity. This identity of School subsists, throughout the time range studied (1940-1997), as a result of a body of transmission mechanisms of a cognitive methodology (a way of thinking connected to a way of doing) that relate the concepts of collaboration and relation with the context with a timeless understanding of modernity, a concept of architecture as figurative art, a Vitruvian understanding of the architect education and the endorsing of the analogical drawing as the main instrument of conception and synthesis. Despite the diversity of identifiable contributions, up to the 80s its characterisation can be traced with a great consensus; however, in the 80s and 90s, the persistence of this identity is often questioned. During these decades the School undergoes a change in scale that crosses its constituting vectors transversally and creates a growth crisis, perceivable in all its fields. In this dissertation we try to understand the mechanisms of those changes and to question the theoretical conscience of a new identity, trying to identify the new realities in the education of the FAUP (Faculty of Architecture of the University of Oporto) students and in the methodology, the work and the ideas of the Oporto architects. We believe, however, that these changes do not imply the death of the School; on the contrary, its cognitive methodology is still meaningful. Nonetheless, at the end of the time span of our study, two very distinct phenomena have become associated with the “Oporto School”: the mere uncritical reusing of its formal models, reproduced from the published images and/or works visited, results in the permanence of an “Oporto Style”, but the effective transmission of the cognitive method of this School implies the understanding of the theoretical values of each external reference and its intentional and consequent use, when faced with the context and the programme, but also with the new Zeitgeist. Therefore, the persistence of this idea of School, nowadays, implies the respect for the heritage of its way of thinking but, paradoxically, also its update.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Correia, Jorge; Caldas, João Vieira
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo