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Educar para a sexualidade saudável : quem e que contributos?

Author(s): Anastácio, Zélia

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/12205

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Educação sexual; Sexualidade; Saúde; Professores de 1.ºCEB; Contributos; Intervenientes; Contributions; Interveners; Health; Primary school teachers; Sexuality; Sex education


Description

Abordar a sexualidade parece ser uma das mais difíceis tarefas para os agentes educativos. Os professores manifestam obstáculos ancorados nas suas concepções. O objectivo geral do presente trabalho foi identificar concepções dos professores de 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o contributo da educação sexual e sobre os intervenientes neste processo. A metodologia adoptada incluiu uma abordagem dialógica recolhendo-se dados por meio de questionário (n=486), de debate (n=4) e de grupos de foco (n=19). A amostra foi de conveniência. As variáveis dependentes consideradas foram: a) participação de intervenientes em educação sexual (PIES); e b) contributo da educação sexual para a promoção da saúde futura das actuais crianças (CESPS). Factores que se associaram às concepções dos professores sobre estes aspectos foram o sexo, a idade, a formação, a habilitação académica, a área de trabalho e a prática religiosa. Os resultados do questionário sugerem que os professores consideram que: a educação sexual contribui essencialmente para facilitar o diálogo dos educandos com os pais, para o seu auto-conhecimento e para o aumento dos seus conhecimentos sobre sexualidade; os principais intervenientes devem ser os pais, seguidos dos médicos e enfermeiros e dos psicólogos, atribuindo-se a si mesmos o quarto lugar de participação. Um dos factores que se revelou mais influente nestas concepções foi a habilitação académica. No debate e nos grupos de foco os professores referiram como contributos da educação sexual a tomada de decisões informadas e a prevenção de comportamentos sexuais de risco. Como participantes também especificaram os pais e os técnicos de saúde.

To approach sexuality seems to be one of the most difficult tasks for educative actors. Teachers reveal obstacles rooted on their conceptions. The main objective of the present work was to identify primary school teachers’ conceptions about the contribution of sex education and about the interveners in this process. The methodology selected included a dialogical approach collecting data by questionnaire (n=486), debate (n=4) and focus groups (n=19). It was a convenience sample. The dependent variables considered were: a) participation of interveners in sex education (PIES); and b) contribution of sex education to future health promotion of the present children (CESPS). Associated factors to teachers’ conceptions about these issues were gender, age, training, academic qualification, area of work and religious practice. The questionnaire results suggest that teachers consider that: sex education contributes essentially to facilitate dialogue between pupils and their parents, to self knowledge and to increase knowledge about sexuality; the main interveners should be parents, followed by physicians and nurses and by psychologists, positioning themselves in fourth place of participation. One of the most influent factors in these conceptions was the academic qualification. In debate and focus groups discussions teachers referred informed decision making and the prevention of risk sexual behaviours as contributions of sex education. The participants specified were also parents and health professionals.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
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