Document details

O desenvolvimento dos professores universitários de educação física e os ciclos de vida profissional : três estudos de caso

Author(s): Miranda, Simone de

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/14018

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Educação física; Professor formador; Desenvolvimento; Physical education; Teacher trainer; Professional development; Life's cycles; 378.12; 796


Description

Tese doutoramento Estudos da Criança (área de especialização em Educação Física, Lazer e Recreação)

Esta investigação centra-se no professor e tem como objeto de estudo o desenvolvimento dos professores universitários de Educação Física. A finalidade deste estudo é compreender esse desenvolvimento (pessoal e profissional) nas fases da carreira docente. Procuramos analisar e interpretar como os professores se desenvolvem profissionalmente em pensamentos e ações no contexto de formação e prática docente. O desenvolvimento profissional é um processo dinâmico, contínuo e reflexivo, no qual o professor é o elemento principal, quer através de sua mobilização e envolvimento pessoal, quer na reflexão sobre sua prática e na escolha de suas ações. A profissão docente se configura com os componentes que envolvem a vida e o contexto do professor, não são indissociáveis e nem excludentes, se articulam no processo de desenvolvimento ao longo da vida desse profissional. Partimos do pressuposto de que o professor se desenvolve na interação das dimensões pessoal, social e profissional. É fundamental compreendê-lo como pessoa, pois a forma de reconhecer o que diz e faz é ditado por sua pessoa, por sua personalidade, assim como é importante perceber que a formação desse profissional depende das relações que estabelece com o mundo e consigo mesmo. Os aportes teóricos, os quais sustentam as linhas de argumentação central desta tese, têm relação com as teorias e modelos de formação, profissão e desenvolvimento do professor e a questão dos ciclos de vida profissional, que trata da profissão e o contexto desses ciclos. Serão também abordadas a reflexão e a prática reflexiva na formação, bem como a socialização, identidade e desenvolvimento: as dimensões de ser professor. A proposta metodológica adotada assentou na abordagem qualitativa, por viabilizar de forma mais profunda a compreensão do objeto em análise. A investigação se caracteriza como interpretativa e se materializou em três estudos de caso. Utilizamos a expressão biográfico-narrativa para apontar o tipo de pesquisa da abordagem utilizada. Optamos pela história de vida como o caminho da nossa investigação, com o propósito de compreender a percepção que os professores formadores de Educação Física têm do seu desenvolvimento profissional. A amostra (os professores escolhidos) correspondente ao universo do trabalho foi constituída por professores de Instituições de Ensino Superior (IES) de diferentes áreas de conhecimento que atuam na formação inicial e continuada dos professores de Educação Física e em outros contextos de intervenção da área, na região da cidade de Curitiba. A pesquisa contemplou três professores universitários de Educação Física, não considerando a representatividade numérica da amostra, e sim, procurando focar e dar visibilidade à voz dos atores e suas diferentes histórias, conseguindo, desta maneira, enriquecer esta investigação. Utilizamos as seguintes técnicas para a recolha do material empírico: a entrevista semiestruturada, a observação não participante e a análise documental. Para orientar a análise de dados, utilizamos as referências teóricas sobre o desenvolvimento profissional do professor, os ciclos de vida profissional e a formação docente, apresentada na revisão de literatura.Escolhemos a Análise de Conteúdo como a técnica de organização e tratamento dos dados. O tratamento dos dados coletados seguiu os princípios da técnica da triangulação, com o objetivo de abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo. Com os resultados obtidos, foi possível conhecer a pessoa do professor; conhecer o significado da atividade; conhecer a pessoa – na lógica da socialização – do professor como um adulto em desenvolvimento; conhecer as perspectivas construídas ao longo dos ciclos de vida profissional; compreender e revelar como os professores constroem o significado de suas ações; compreender e revelar como se caracteriza a identidade do professor na trajetória profissional.

This research focuses on teachers and aims to study the development of university teachers of Physical Education. This study purposes is to understand the development (personal and professional) stages of the teaching profession. We tried to analyze and interpret how teachers develop professionally in thoughts and actions in the training and practice’s context. Professional development is a dynamic, continuous and reflective process, in which the teacher is the main element, whether through his personal involvement and mobilization, both in reflecting on their practice and in choosing their actions. The teaching profession is configured with components that involve the lives and teacher’s context, which are not inseparable and not exclusive, but are articulated in the development process throughout the life of a trader. We assumed that the teacher develops in the interaction of the personal, social and professional. It is essential to understand him as a person because how to recognize what he says and does is dictated by his person for his personality, as it is important to realize that this professional training depends on establishing relationships with the world and himself. The theoretical contributions, which support the lines of this thesis central argumentation, are related to theories and models of education, profession and teacher development and the question of the cycles of life, dealing with the profession and the context of these cycles. The reflection and reflective practice in training and socialization, identity and development will be also approached: the dimensions of being a teacher. The methodologic propose adopted was based on qualitative approach by enabling a more profound understanding of the object in question. The research is characterized as interpretive, and materialized in three case studies. We use the expressionbiographical narrative to indicate the type of research approach used. We chose the life story as the way of our investigation, in order to understand the perception that teachers of physical education teachers have of their professional development. The sample (selected teachers) related to the work universe was composed of professors from Universities in different areas of expertise who work in initial and continuing training of teachers of physical education and other contexts in the intervention area, in the region of Curitiba. The survey included three professors of Physical Education, not considering the numerical representation of the sample, but trying to focus and give visibility to the voices of actors and their different histories, obtaining, in this way, to enrich this research. We use the following techniques for the collection of empirical data: the semistructured interview, the non-participant observation and document analysis. To guide the data analysis, we used the theoretical references on teacher development, the life cycles of professional education and teacher training, presented in the literature review. We chose content analysis as a technique for organizing and processing the data. The data collected followed the principles of the technique of triangulation, in order to cover the maximum amplitude in the description, explanation and understanding of the focus of study. With these results, it was possible to know the person of the teacher, know the meaning of the activity; knowing the person – the logic of socialization – the teacher as an adult in development; to know the prospects built along the cycles of life; understand and reveal how teachers construct meaning of their actions; understand and reveal how they characterized the identity of the teacher in the professional path.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Cunha, António Camilo
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents