Document details

Uma análise da investigação realizada em Portugal e Espanha sobre Quadros Interactivos Multimédia

Author(s): Marques, João José ; Silva, Bento Duarte

Date: 2011

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/14366

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description

Os quadros interativos multimédia (QIM) constituíram, em Portugal e Espanha, uma das bandeiras da modernização tecnológicas das escolas no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE) e do Programa Escuela 2.0. Importa pois conhecer a forma como os QIM estão a ser utilizados. Quais são as vantagens e os constrangimentos à sua utilização? Quais as alterações metodológicas por eles provocadas? Como são percepcionadas por professores e alunos? Estão mais atentos os alunos nas aulas com QIM? Há melhorias ao nível do comportamento? Quais as repercussões ao nível das aprendizagens? Analisaremos as investigações sobre QIM realizadas em Espanha e Portugal desde 2007 até 2010. Na análise desses estudos tentaremos identificar os objectivos dos mesmos, as metodologias empregues, as dimensões das amostras e os principais resultados e conclusões. Foram analisadas investigações presentes nos repositórios de universidades portuguesas e espanholas. Na maioria das investigações realizadas percepcionam-se alterações metodológicas, melhorias ao nível da atenção, do comportamento e das aprendizagens.

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents