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Intervenção precoce nas competências comunicativas de uma criança com deficiênc...

Author(s): Guimarães, Cristiana da Silva cv logo 1

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/14495

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Comunicação; Pragmática; Deficiência auditiva; Intervenção precoce; Práticas centradas na família; Communication; Pragmatics; Hearing impairment; Early intervention; Family-centered practices; 376.33


Description
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) O estudo de caso apresentado, é o estudo de um menino com 18 meses, com deficiência auditiva neurossensorial, severa a profunda, bilateral, cujas competências comunicativas e linguísticas foram avaliadas e se verificou que apresenta um atraso em ambas, recorrendo principalmente ao gesto “apontar” para pedir algo que queira. Foram recolhidos dados através de observações, filmagens e entrevistas nas áreas da comunicação, cognição e outros domínios do desenvolvimento. Paralelamente à avaliação da criança, também foram recolhidas informações quanto às necessidades, prioridades, recursos, áreas fortes e fracas da família, sendo, posteriormente, elaborado um Plano Individualizado de Apoio à Família (PIAF) elaborado por uma equipa especializada em colaboração com a família, de acordo com a filosofia de práticas centradas na família, de modo a irem de encontro às necessidades e prioridades da família. A análise do estudo mostrou o impacto que a deficiência auditiva produz sobre as crenças da família e as práticas de comunicação. Os resultados deste estudo de caso são apresentados de acordo com o desenvolvimento da comunicação da criança e relativamente ao conjunto de gestos que foram implementados, com a criança e a mãe. Quanto mais precocemente as crianças com deficiência auditiva forem diagnosticadas, melhor será o seu prognóstico pois poderão ser encaminhadas para programas de intervenção precoce. Durante este estudo a criança foi submetida a cirurgia para colocação de implante coclear, pelo que se verifica a rapidez e eficácia dos serviços de intervenção precoce, dado que, desde a atribuição do diagnóstico até à marcação da cirurgia o processo decorreu num curto espaço de tempo. The presented case study focuses on a baby boy, with 18 months old, with a bilateral severe hearing impairment. The communicative and language skills were assessed and found to be delayed in both domains. The child uses predominantly the gesture “pointing” to request anything he wants. Data were collected through observations, interviews and videos in the areas of communication, cognition and other areas of development. Information about the needs, priorities, and resources of family were also obtained. An Individualized Family Service Plan (IFSP) was elaborated by a specialized team in collaboration with the family, according to the philosophy of family centered practices, in order to meet needs and priorities of the family. Furthermore, the study illustrates the impact that a diagnosis like hearing impairment has on the family's beliefs and communication practices. The results of this case study are presented according to the communication development of the child and the set of gestures that were implemented along with the child and the mother. In relation to this type of condition research and recent investigations with profound hearing loss, early diagnosis and intervention are considered for a better prognosis, since these children may be referred for early intervention programs. During this study, the child underwent surgery for placement of cochlear implant, illustrating the effectiveness and efficacy of early intervention services, since the establishment of the diagnosis and the surgical procedure took place in a short period of time.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Anabela Cruz dos
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