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Monitorização com base no currículo: um estudo sobre dificuldades de aprendizagem específicas em matemática

Author(s): Anfilóquio, Ângela Cristina Marques

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/15893

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Dificuldades de aprendizagem específicas; Dificuldades de aprendizagem específicas em matemática; Monitorização com base no currículo; Specific learning disabilities; Specific learning disabilities in mathematics; Curriculum-based measurement; 51:372.851; 372.851:51; 376


Description

Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)

Esta investigação tem por finalidade analisar a utilização de uma prova de monitorização com base no currículo na área da Matemática como meio de identificar alunos em risco de desenvolverem dificuldades de aprendizagem específicas em Matemática. Para isso, e tendo como referência a investigação quantitativa, foram administradas provas da monitorização com base no currículo, ao longo de cinco semanas, a 367 crianças que frequentavam o segundo ano do Ensino Básico. Foi avaliado o impacto das variáveis independentes, género e número, sobre os resultados através da análise descritiva e inferencial. Os resultados deste estudo revelaram que as provas de monitorização com base no currículo na área da Matemática são económicas, rápidas e fáceis de aplicar. A fidelidade dos resultados, analisada através do coeficiente de correlação r de Pearson indicou uma forte correlação entre eles (r =0,828). As pontuações obtidas pelas raparigas e pelos rapazes, nas provas referidas, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas, enquanto os resultados obtidos nos diferentes agrupamentos de escolas revelaram. O percentil 20 situou-se no valor 19 ou abaixo dele, o que neste estudo significa que 80 alunos estão em risco de desenvolver dificuldades de aprendizagem específicas em Matemática. Uma análise comparativa com outros estudos revelou que existem diferenças, relativamente à pontuação utilizada para a definição do risco.

This research aims to examine the use of curriculum-based measurement as a way to identify students at risk for the development of specific learning disabilities in Mathematics. Using a quantitative research method, data were gathered from a sample of 367 students enrolled in second grade of Basic Education. A curriculum-based measurement prove was used to collect data. Data were analyzed using descriptive and inferential statistics. The results of this study revealed that the curriculum-based measurement probes that were used were economical, quick and easy to apply. The reliability of results was strong (r de Pearson=0,828). The scores obtained by girls and boys do not reveal statistical significant differences between them, while the results in different school clusters show differences. The 20th percentile value stood at 19 or below, which means that within these results, 80 students are at risk for developing specific learning disabilities in Mathematics. A comparative analysis with other studies showed differences in relation to the scores used to define the risk.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Martins, Ana Paula Loução; Boavida, Ana Maria Dias Roque de Lemos
Contributor(s) Universidade do Minho
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