Document details

Práticas de e-learning no Instituto de Educação da Universidade do Minho: um estudo exploratório

Author(s): Gomes, Maria João ; Coutinho, Clara Pereira ; Guimarães, Fernando ; Casa-Nova, Maria José ; Caires, Susana

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/15958

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Blackboard; Educação; E-learning


Description

No sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano letivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário ―Práticas, percepções e necessidades de formação dos docentes do IE relativamente à Educação a Distância e e-learning‖ que, após um processo da validação de conteúdo e de forma, foi enviado em formato eletrónico a todos os docentes do IE. Neste texto apresentamos as dimensões constituintes do instrumento concebido para a recolha de dados, caracterizamos a amostra e apresentamos parte dos dados recolhidos que possibilitaram a caracterização das práticas de utilização da plataforma Blackboard pelos docentes do IE, bem como as razões que os levam a implementar (ou não) práticas de e-learning na sua atividade docente. Finalmente, formulam-se algumas reflexões e recomendações no sentido da compreensão das razões apresentadas pelos docentes para o uso/não uso da plataforma Blackboard e da possibilidade de incremento dessas mesmas práticas.

Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), UM (UI 317 da FCT)

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents