Author(s): Rodrigues, Filipa ; Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17365
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Criatividade; Confiança; Organizações industriais; Inovação
Author(s): Rodrigues, Filipa ; Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17365
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Criatividade; Confiança; Organizações industriais; Inovação
A confiança tem um impacto positivo nas organizações, aumentando o desempenho dos colaboradores e a cooperação entre eles, e contribuindo também para a promoção dos processos de criatividade e inovação. Neste estudo foram utilizados dois questionários integrados (um para a confiança e outro para o risco associado à geração de novas ideias) e foram recolhidos 244 questionários válidos, numa organização do sector têxtil. O estudo realizado mostra que a confiança é importante na promoção de novas ideias junto aos colaboradores, o que sugere que antes de incentivar a criatividade e inovação, as organizações deverão desenvolver um clima de confiança intraorganizacional.