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Estudo da relação entre responsabilidade social e desempenho empresarial

Author(s): Pena, Joana Filipa Rodrigues Carvalho cv logo 1

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/17481

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 658.0; 658.15


Description
Dissertação de mestrado em Contabilidade Este estudo investiga a relação entre a divulgação de acções e práticas de responsabilidade social e o desempenho financeiro, tendo por base uma amostra constituída por 96 empresas que integravam o índice Euronext-100 a 31 de Dezembro de 2010, para os anos de 2007 a 2009. Mais concretamente, esta pesquisa analisa em que medida o desempenho financeiro das empresas influencia e é influenciado pelo grau de divulgação de informação social. O nível de divulgação de responsabilidade social é determinado através de um índice construído com base nas directrizes da Global Reporting Initiative e numa análise de conteúdo da informação constante dos relatórios anuais e relatórios de responsabilidade social das empresas. O desempenho financeiro é examinado com recurso a um conjunto de medidas contabilísticas, especificamente os rácios de rendibilidade do capital próprio, rendibilidade das vendas e relação do valor de mercado com o valor contabilístico da empresa. Para analisar a relação entre a divulgação de informação social e o desempenho financeiro, foi aplicada a metodologia dos estudos de regressão. Os resultados alcançados sugerem que existe uma relação negativa estatisticamente significativa entre a divulgação de informação social e o desempenho financeiro, independentemente da causalidade. Em particular, as empresas que apresentam um melhor relato social, são as que possuem uma pior performance financeira e, de modo semelhante, as empresas que apresentam melhores rendibilidades financeiras, são as que têm um menor nível de divulgação de acções e práticas de responsabilidade social. Deste modo, as nossas conclusões não reforçam a perspectiva actual da responsabilidade social como um elemento diferenciador das empresas, o que pode decorrer do facto de o tema da sustentabilidade ainda não constar verdadeiramente da agenda das organizações. This study examines the relationship between social disclosure and financial performance, based on a sample of 96 companies listed in the Euronext- 100 Index at 31st December 2010, for the period 2007 to 2009. Concretely, this research analyses in each way the companies’ financial performance influences and it is influenced by their level of social disclosure. The social disclosure is measured through an index built on the orientations of Global Reporting Initiative and by an analysis of the social information disclosed in the annual corporate and social responsibility reports. Corporate financial performance is evaluated by an assemblage of accounting-based measures, namely the ratios Return on Equity, Return on Sales and Market-to-Book Value. To evaluate the relationship between corporate social disclosure and financial performance, we used the regression analysis. The empirical results suggest that there is a negative relationship, but statistically significant, between social disclosure and financial performance, independently of the causality. In particular, companies that disclose more social information have lowest financial performance and the opposite is also true. Thus, our conclusions do not support the recent view of social responsibility as a differentiator element of corporations, maybe due to the fact of the sustainability topic is not truly included in their agenda.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Brás, Maria Filomena Pregueiro Antunes
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