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Negociação e autodirecção numa pedagogia re(ide)alista : uma experiência na disciplina de inglês

Author(s): Teixeira, Ana Cristina dos Santos

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/19147

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 802.0:372.88; 372.88:802.0


Description

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)

O presente estudo, levado a cabo pela professora-investigadora em 2010/2011 com uma das suas turmas de ensino regular do 7º ano de escolaridade de Inglês, visou a promoção da negociação e da autodirecção na educação em línguas, contrariando uma pedagogia de orientação reprodutora. Procurando atender às necessidades e interesses dos alunos e conciliar as exigências do sistema com a promoção da autodirecção, recorreu-se a uma abordagem pedagógica híbrida, na qual as aulas “normais”, dirigidas pela professora para o cumprimento do programa, foram intercaladas com aulas de aprendizagem autodirigida, baseadas na negociação de objectivos, conteúdos e modalidades de aprendizagem da língua. Os objectivos do estudo foram: (1) Conhecer representações e percepções dos alunos sobre a experiência de aprendizagem do Inglês; (2) Compreender o papel do aluno e da professora na negociação pedagógica, num ambiente de aprendizagem autodirigida; (3) Identificar potencialidades e constrangimentos da negociação pedagógica, num ambiente de aprendizagem autodirigida. Trata-se de um estudo de (auto)supervisão, enquadrado num paradigma de investigação naturalista, com recurso a estratégias de recolha de informação predominantemente qualitativas e com uma função simultaneamente pedagógica e investigativa: questionários, Roteiro de Aprendizagens dos alunos, análise de episódios de interacção pedagógica (videogravados e transcritos) e caderno de investigação da professora-investigadora. A metodologia adoptada dirigiu-se à compreensão e transformação da acção num contexto particular, aproximando-se da investigação-acção. A avaliação da experiência permitiu concluir que a negociação de sentidos e decisões despertou os alunos para uma maior consciencialização do seu estado actual de conhecimento e desenvolveu a sua capacidade de aprender a aprender. Ao assumirem um papel activo na gestão da aprendizagem, tornaram-se co-construtores do currículo-em-acção, num processo colectivo que alterou significativamente os modos de aprender e ensinar uma língua estrangeira. A abordagem seguida, de natureza híbrida, foi validada pelos participantes, revelando ser uma alternativa re(ide)alista face a abordagens mais convencionais, mais próxima do ideal defendido: uma pedagogia para a autonomia na educação escolar, neste caso na educação em línguas estrangeiras.

The present study, carried out by the teacher-researcher in 2010/2011 in one of her 7th grade English classes, aimed at the promotion of negotiation and self-directed language education, in opposition to a reproductive pedagogy. In order to respond to the students‟ needs and interests and harmonise the requirements of the system with the promotion of self-direction, a hybrid pedagogical approach was used. The “normal” lessons, directed by the teacher to accomplish the syllabus, were interspersed with self-directed lessons based on the negotiation of objectives, contents and ways of learning the language. The aims of the study were (1) to know the representations and perceptions of the students about the English learning experience; (2) to understand the teacher‟s and students‟ role in pedagogical negotiation in a self-directed environment; (3) to identify potentialities and constraints associated to pedagogical negotiation in a self-directed environment. It was a (self)supervision study within a naturalistic research paradigm. The research techniques were mainly qualitative and had both pedagogical and research purposes: questionnaires, students‟ Learning Route, pedagogical interaction analysis (videotaped and transcribed) and the teacherresearcher‟ s notebook. As an action-research methodology, its purpose was the understanding and transformation of action in a particular context. The experiment results show that the negotiation of meaning and decisions fostered students‟ awareness about their actual state of knowledge and developed their capacity of learning how to learn. By having an active role in their learning process, students became co-constructors of the curriculumin- action in a collective process which changed significantly the way of learning and teaching a foreign language. The hybrid approach was validated by the participants and turned out to be a re(ide)alistic alternative to more traditional approaches, closer to our ideal: a pedagogy for autonomy in school education, in this case in foreign language education.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Vieira, Flávia
Contributor(s) Universidade do Minho
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