Document details

A importância das redes no desempenho inovador : sector dos moldes em Portugal

Author(s): Vieira, Filipa Dionísio cv logo 1 ; Romero, Fernando cv logo 2

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/19296

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Inovação; Redes; Sector dos moldes; Innovation; Networks; Moulds industry


Description
Com este trabalho de investigação pretendeu determinar-se onde e como oito empresas nacionais do sector dos moldes, todas elas localizadas na região da Marinha Grande, adquirem o conhecimento necessário para o desenvolvimento das suas actividades de inovação. A ênfase deste trabalho foi o estudo das diversas interacções entre os vários elementos do sistema, sejam eles internos ou externos à empresa. Com a informação recolhida das empresas estudadas, foi possível construir um modelo conceptual de observação das empresas inovadoras do sector dos moldes, relativo ao tipo de relações existentes entre as empresas (clientes, fornecedores, concorrentes) e entre estas e outras instituições (instituições académicas, centro tecnológico, centros de investigação), permitindo uma sistematização e uma generalização na análise da dinâmica inovadora deste sector. O padrão de relacionamento é diferenciado consoante as características da empresa, nomeadamente as diferentes competências específicas, associadas a cada área nuclear, e consoante o seu posicionamento estratégico face à aquisição e criação de conhecimento. In this case study the aim was to understand the mechanisms for knowledge acquisition and its transformation in innovation performance by eight Portuguese firms of the moulds industry, all located in the region of Marinha Grande. Emphasis was put on the study of interactions between several external and internal elements of the system. The information obtained through intensive observation allowed for the creation of an observation model of the moulds industry. This model is based on the type of existing interactions between firms (customers, suppliers, competitors) and between firms and other institutions (academic institutions, technological centres, research institutions). This research work is important because it permits the systematization and generalisation of the innovative dynamics in this industry. The pattern of relationship depends on the characteristics of the firm, namely its particular abilities which are associated with each nuclear area and according to their strategic position for the knowledge acquisition (i.e. from external sources) and knowledge creation (i.e. own R&D activities).
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents