Document details

Relatório de atividade profissional

Author(s): Carvalho, Maria do Sameiro Pereira de Oliveira

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/23062

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 53:372.853; 372.853:53


Description

Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)

O presente relatório de atividade profissional, elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências- Formação Contínua de Professores de Física e Química,ao abrigo do despacho RT-38/2011, constituiu um elemento de reflexão das práticas pedagógicas e científicas desenvolvidas, ao longo dos anos de docência e está organizado em seis capítulos, cuja descrição sucinta se segue. No capítulo I, é feita uma introdução dividida em três partes: na primeira parte a autora faz uma análise aos programas do ensino básico e secundário; seguida de uma pequena exposição da atividade profissional desenvolvida, onde é explicada a escolha do mestrado e do tema científico. Na terceira parte é apresentada a estrutura do relatório. Após análise detalhada dos programas de Física e Química desde o ensino básico ao secundário e, tendo em atenção os programas de física dos cursos lecionados na Universidade do Minho, a escolha do tema científico a desenvolver recaiu no Eletromagnetismo. Adotando como ponto de partida para este estudo as primeiras evidências da eletricidade e do magnetismo, a autora faz uma “viagem” ao longo da história destes dois fenómenos naturais, recordando as principais personalidades da Física, que dedicaram parte da sua vida ao seu estudo. A exploração científica termina com a unificação das forças elétricas e magnéticas no Eletromagnetismo.Ao longo da abordagem, são referidos alguns recursos utilizados na sala de aula, nomeadamente, fichas de atividades laboratoriais, power points e simulações, que se encontram em apêndice ou na bibliografia. Nos capítulos seguintes, são apresentados os projetos e atividades que a autora promoveu ou em que participou e que tiveram repercussões positivas na melhoria da aprendizagem dos alunos. É destacado um projeto de natureza científica, desenvolvido com um grupo de alunos e que participou na edição de 2008 do concurso “ Jovens Cientistas e Investigadores”,promovido pela fundação da juventude. A formação contínua dos professores é uma exigência inerente à própria profissão, pelo que são referidas, no capítulo IV, as ações de formação realizadas, sendo analisada a sua relevância na melhoria dos conhecimentos científicos da autora. Destacam-se as formações na área de especialização, nomeadamente, Astronomia e Utilização dos Sensores Digitais em Ciência. São referidas ainda um conjunto de ações de natureza interdisciplinar, que proporcionam momentos únicos de troca de experiências e informação. O último capítulo do relatório é a conclusão de todo o trabalho realizado ao longo dos anos de docência e do presente ano, em que o mesmo foi elaborado.

The current report of professional activity developed for the Master of Science- Physics and Chemistry Teachers’ Professional Development, according to the circular RT-38/2011, has analyzed pedagogical and scientific practices carried out through teaching years.The report is divided in six chapters, which I will briefly point out. In the chapter 1, a three-part introduction is made: first there is an analysis of the primary and secondary curricula, and then a small description of the professional activity, where the choice of the Masters and its name is explained. In the third part, the report structure is presented. After a detailed analysis of the Physics and Chemistry programmes from primary to secondary curricula and bearing in mind the Physics programmes taught in the University of Minho, the chosen scientific field became Electromagnetism. Considering the first evidences of electricity and magnetism, the author goes back in the History of these natural phenomena and recollects Physics’ main personalities, who devoted their life to its study. The scientific exploration ends with the association of both electric and magnetic fields into Electromagnetism.Throughout this approach, some classroom resources are mentioned, such as worksheets, power points and simulations of laboratory activities, which are to be found enclosed or as part of the bibliography. In the following chapters, some projects and activities that the author promoted or where she took part are presented, because they are considered to have had a positive feedback on the students´ learning. A project of scientific nature, that was developed with a group of students and has taken part in the 2008 edition of the contest “Young scientists and researchers”, promoted by the Youth Foundation, is highlighted. The teachers’ professional development is one of the requirements of their activity, that’s why the teacher training courses attended by the author are discussed on chapter 4. Some specific courses, like Astronomy and The use of Digital Sensors in Sciences are underlined, as well as other interdisciplinary courses, since they provided unique moments of experience and information exchange. The last chapter of this report deals with the conclusion of all the work developed throughout the teaching years and the year when it was completed.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo