Document details

Efeito combinado da adesão à dieta mediterrânica e da aptidão cardiovascular no desempenho académico : um estudo em adolescentes do 7º ano de escolaridade

Author(s): Barbosa, Sérgio

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24391

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Aptidão cardiovascular; Dieta mediterrânica; Educação física; Escola; Estágio; Professor; Cardiovascular aptitude; Mediterranean diet; Physical education; School; Practicum; Teacher; 796; 613.96


Description

Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

O relatório de estágio é fundamental na formação de um futuro profissional da área docente, este pretende retratar reflexivamente o processo da prática de ensino supervisionada no objetivo de compreender melhor a evolução conseguida e os aspetos a corrigir numa futura intervenção no meio escolar. Este documento apresenta inicialmente aquilo que são os resultados globais das expetativas iniciais do estagiário para o estágio e faz uma caracterização do meio onde desenvolveu a sua ação. Seguidamente são descritas as intervenções efetuadas em três áreas distintas: a organização e gestão do ensino e aprendizagem, que pretende dar a conhecer os métodos utilizados naquilo que é o processo ensino aprendizagem propriamente dito; a participação na escola e relação com a comunidade, que descreve como foi o envolvimento do estagiário em outras atividades desenvolvidas no meio escolar; e por fim, o desenvolvimento profissional e de investigação, que através da realização de um estudo sobre o efeito combinado da aptidão cardiovascular e do tipo de dieta no desempenho académico, permitiu perceber que quanto melhor os níveis de adesão à dieta e de aptidão cardiovascular melhor o rendimento académico, embora sem significado estatístico. Finalmente, no último ponto são apresentadas as considerações finais.

The practicum report is critical in shaping a future professional in the field teaching, this reflection seeks to portray the process of supervised teaching practice in order to better understand the progress achieved and the aspects to be corrected in a future intervention in middle school. This document first presents what are the overall results of the initial expectations of the trainee to the practicum and makes a characterization of the place where he developed his action. Interventions described below are made in three distinct areas: organization and management of teaching and learning, which seeks to present the methods used in what is the learning process itself, participation in school and community relations, which describes as was the involvement of trainees in other activities at school, and finally the professional development and research, that through a study on the combined effect of aerobic fitness and diet type on academic performance, allowed to realize that the better levels of adherence to diet and cardiovascular fitness improved academic performance, although not statistically significant. Finally the last section presents the final considerations.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Santos, Rute
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents