Author(s):
Lopes, André dos Santos Araújo
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24482
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Educação física; Aptidão cardiorrespiratória; Adiposidade; Desempenho académico; Physical education; Cardiorespiratory fitness; Adiposity; Academic achievement; 796; 613.96
Description
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Neste relatório está contemplado o meu percurso durante este ano letivo, são reveladas as minhas aprendizagens e dificuldades ao longo do ano bem como as estratégias que delineie para tornar este trajeto da minha formação o mais benéfico possível e para evoluir enquanto professor. No documento aqui descrito será apresentado um enquadramento contextual da prática de ensino supervisionada, a organização e gestão do ensino e da aprendizagem, a participação na escola e a relação com a comunidade. É parte integrante do mesmo, uma investigação realizada durante este ano de estágio onde serão apresentados os resultados obtidos relativamente ao desempenho académico e à adiposidade. São vários os estudos que apontam para os malefícios do excesso de adiposidade em crianças e adolescentes. O objetivo deste estudo foi o de analisar as diferenças no desempenho académico entre adolescentes com um perímetro da cintura (PC) elevado e com um PC normal, controlando a análise para outra variáveis confundidoras (sexo, idade, estatuto socioeconómico e aptidão cardiorrespiratória) numa amostra de 226 adolescentes (105 meninas e 121 rapazes). Os resultados mostraram que os sujeitos deste estudo com PC inferior ao percentil 85 (P85) apresentam um desempenho académico médio superior relativamente aos sujeitos com PC ≥ P85 (3.29±0.64 vs 3.20±0.59, F (2;224) = 11.320; p=0.817), após ajuste de análise para os efeitos de sexo, estatuto socioeconómico, Vo2máx e idade, embora sem significado estatístico.
This report contemplates my journey during this school year, my knowledge and my difficulties are revealed, as well as the strategies I planned to make this part of my development as a teacher the most positive and enriching experience as possible. In this document, it will be presented a contextual framework of some aspects as the supervised teaching practice, the organization and management of teaching and learning, the participation in school and the relation with community. As part of this report, there is an investigation carried out during the course of this internship, presenting the results in relation to the academic achievement and adiposity. The health-related hazards of the excess of adiposity during childhood and adolescents are well-known. The aim of this study was to analyze the differences in the academic achievement between adolescents with high waist circumference and normal waist circumference, controlling the analysis for sex, VO2max, age and socioeconomic status, in a sample of 226 adolescents (105 girls and 121 boys). Results show that those with a waist circumference bellow the 85th percentile performed better academically compared to those with a waist circumference higher that the 85th percentile (3.29±0.64 vs 3.20±0.59, F (2;224) = 11.320; p=0.817), after adjustments for sex, VO2max, age and socio-economic status, although without statistical significance.