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O papel das redes sociais no crescimento empresarial

Author(s): Ribeiro, Pedro Miguel Pinto

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/24806

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Redes sociais; Capital social; Crescimento empresarial; Vantagem competitiva; Internacionalização; Social networks; Social capital; Firm growth; Competitive advantage; Internationalization; 658.0; 316.472.4; 339.5


Description

Dissertação de mestrado em Gestão

Esta dissertação aborda o papel das redes sociais no crescimento das empresas. Uma rede social pode ser definida como um conjunto de nós ou atores (pessoas ou organizações) ligados por relações sociais ou laços de um tipo específico, onde podem ocorrer trocas sociais, mas também trocas de informação e de negócios. O crescimento das empresas é um fenómeno heterogéneo e multidimensional, daí muitas vezes ser difícil definir e medir esse crescimento. Ao estudar o crescimento, através das redes sociais, parte-se do pressuposto que as organizações estão imersas em redes de relações sociais que influenciam a sua ação económica, e que através das suas redes de relações pessoais, os empresários e as suas empresas ganham acesso a recursos críticos. Recorreu-se a dados quantitativos, recolhidos através de um inquérito por questionário submetido a 210 colaboradores (onde 150 respostas foram consideradas válidas), de uma empresa do sector das tecnologias de informação e comunicação, com índices de crescimento significativos nos últimos anos. A presente dissertação analisa o papel das redes sociais no crescimento das empresas, mais concretamente na obtenção de vantagem competitiva, no acesso a informação e recursos indispensáveis para que o crescimento ocorra, na identificação de novas oportunidades de negócio e na sua internacionalização. Conclui-se que, de uma forma geral, existe a consciência por parte dos inquiridos que as redes sociais são uma fonte de vantagem competitiva, e que desempenham um papel importante e facilitador no acesso a recursos e informação, que posteriormente permitem às empresas identificar novas oportunidades de negócio, viabilizarem a sua internacionalização, e consequentemente alcançarem o crescimento. Em termos empíricos, a investigação vem alertar para a necessidade das empresas pensarem as redes sociais de uma forma mais estruturada e como potencial fonte de vantagem competitiva, evidenciando o papel que estas redes de relações desempenham na capacidade competitiva e no potencial de crescimento das empresas.

This dissertation approaches the role of social networks on firm growth. A social network can be defined as a set of knots or actors (people or organizations) connected by social relationships or ties of a specific kind where not only social exchange can occur but also information or business exchange. Firm growth is an heterogeneous and multidimensional phenomenon thus difficult to define and to measure. By studying firm growth via social networks it is assumed that organizations are immerse in networks of social relationships that influence its economic action and that, through its networks of personal relations, businessmen and their companies gain access to fundamental resources. In this study quantitative data was collected through an inquiry submitted to 210 employees (where 150 answers were considered valid) of an IT company with significantly positive growth indicators in the last few years. This dissertation analyses the role of social networks on firm growth, more specifically in achieving competitive advantage, obtaining access to information and the indispensable resources so that growth may occur, in the identification of new business opportunities and in the internationalization process. The inquiry analysis determines the following conclusion: the respondents are aware that social networks are a source of competitive advantage and that they play an important and facilitator role in the access to new business opportunities, they viable the business’s internationalization and allow companies to reach growth. Empirically, the investigation alerts to the growing need of companies to think social networking in a more structured way and as a potential source of competitive advantage evidencing the role that these networks have in the competitive capacity and in the business’s potential growth.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Eiriz, Vasco
Contributor(s) Universidade do Minho
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