Document details

Ler e escrever para aprender

Author(s): Carvalho, Célia Marisa da Silva

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/25224

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Leitura; Escrita; Ensino-aprendizagem; Reading; Writing; Teaching-learning; 372.4


Description

Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico

O presente documento constitui um relatório de cariz investigativo e reflexivo, que traduz as práticas pedagógicas desenvolvidas na fase da implementação do projeto de intervenção pedagógica. Este projeto surge, assim, no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do mestrado profissionalizante em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. A sua implementação ocorreu no Agrupamento de Escolas André Soares, em Braga, ao nível do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. A intervenção neste contexto concretizou-se em diversas fases. No entanto, ao nível da ação pedagógica, importa salientar os momentos de construção e implementação do projeto de intervenção que foi definido com o título “Ler e Escrever para Aprender”. Por conseguinte, este projeto surgiu, sobretudo, com o intuito de atender às necessidades demonstradas pelos alunos deste contexto escolar. Deste modo, pretendia-se, com a implementação do projeto de intervenção pedagógica, conceber, implementar e avaliar unidades de ensino-aprendizagem. Assim sendo, na concretização deste objetivo, focado na prática pedagógica propriamente dita, pretendia-se: desenvolver competências de aprendizagem dos alunos pelo envolvimento de práticas de leitura e escrita; ler textos do domínio de diferentes áreas disciplinares e escrever textos para explicitação de conhecimento adquirido em diferentes áreas disciplinares. O presente relatório é, então, formado por três capítulos, sendo que o primeiro corresponde ao contexto de intervenção, apresentando-se a caraterização do contexto e a identificação do problema que levou à criação do projeto de intervenção. No segundo capítulo é feito um enquadramento teórico que sustenta e fundamenta a construção do projeto. O terceiro e último capítulo apresenta o projeto de intervenção pedagógica, descrevendo as atividades desenvolvidas e realizando uma apresentação, análise e avaliação dos dados recolhidos. No final do terceiro capítulo existe um espaço destinado às conclusões e considerações finais.

This report describes the project developed in the teacher training unit which is part of a Teacher Training Master Program (Elementary School, 1st and 2nd level) of the University of Minho. This project was developed in André Soares Group of Schools in the city of Braga, and focusssed on reading and writing as learning tools. Lessons were planned after the identification of student’ main difficulties and tasks performed involved reading and writing as means to build knowledge. It implied reading texts from different content areas and writing different kinds of texts to organize and express knowledge acquired in those different content areas. This report is divided into three chapters: in chapter I describe the contexts where teacher training activities took place and present the objectives of the project; in chapter II we present the theoretical basis of our work; finally, in chapter III, we describe the pedagogical activities developed and evaluate its results based on the analysis of students’ work.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, José António Brandão
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents