Document details

Realizar experiências com a luz : uma abordagem experimental das ciências com crianças do 3º ano de escolaridade

Author(s): Abreu, Cátia Marina Soares

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28701

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 501:372.85; 372.85:501


Description

Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

O presente relatório resultou da implementação de um projeto de intervenção pedagógica de ciências, realizado numa turma de 3º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico. A turma pertencia à Escola Básica de Telheirinhas, situada em Turiz, no concelho de Vila Verde, e era constituída por 16 alunos, 6 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. O Projeto adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como principais objetivos: i) promover uma abordagem prática e experimental no ensino de conteúdos de Ciências da área curricular de Estudo do Meio; ii) promover o pensamento dos alunos e a compreensão concetual, acerca dos tópicos de ciências objeto de estudo; iii) descrever o processo de construção de significados científicos ocorrido em sala de aula; iii) promover nos alunos atitudes positivas, face às ciências; iv) e avaliar as aprendizagens realizadas pelos alunos. Foram planeadas e implementadas várias atividades experimentais, que corresponderam a um total de 4 aulas, sobre o tópico “Realizar experiências com a luz” da componente de ciências da área curricular de Estudo do Meio: “o que é a luz? Como se propaga? Que materiais se deixam atravessar pela luz? Como é que a luz é refletida por um espelho?”. Ao longo das quatro aulas de implementação do projeto, foram elaborados diários de aula, com base nas notas de campo e nas gravações áudio efetuadas das aulas. Foram ainda utilizados, como instrumentos de recolha de dados, um teste de avaliação das aprendizagens realizadas pelos alunos, um questionários aos Encarregados de Educação dos alunos e um pequeno texto escrito pelos alunos sobre o que acharam das aulas de ciências. A análise dos diários de aula permite ilustrar e descrever o processo de ensino-aprendizagem promovido na turma e o modo como os alunos foram construindo os significados científicos objeto de estudo. Os restantes resultados permitem formular uma avaliação bastante positiva da intervenção pedagógica de ciências: na compreensão concetual dos alunos, sobre as temáticas abordadas nas aulas, e no desenvolvimento de atitudes favoráveis à aprendizagem significativa das ciências.

The present report is the result of implementing a science pedagogic intervention project, performed in a 3th grade class in a Primary School. The class belonged to Telheirinhas Primary School, located in Turiz, Vila Verde district, and it was formed by 16 students, 6 from the female sex and 10 from the male sex. This project adopted an action research methodology and had as main objectives: i) promoting an experimental and practical approaching in science teaching in the curricular area of Environmental Study; ii) promoting the thought and the comprehension of students about the topics in science object of study; iii) promoting positive attitudes towards science in students: iv) and assessing the learning constructed by the students. There were planned and implemented various science experimental activities that were developed in four lessons about the topic “Making experiments with light” of the Environmental Studies curricular area: “What is light? How does light travel? Does light travel through every material? How is light reflected by a mirror?” Throughout four lessons were made class diaries, based on the field notes and audio recordings made during the participant observation in the context of classroom. There were also used, as an instrument of data-gathering, an evaluation test made by the students, an inquiry to the student’s guardians and a small text written by the students on what they thought about the science classes. The analysis of the class diaries allows to illustrate and to describe the teaching and learning process developed in class and how students were constructing the scientific meanings object of study. The remaining results allow formulating a very positive evaluation of the science pedagogic intervention: in the student’s conceptual comprehension about the issues addressed in classes and in the development of attitudes favorable to meaningful learning of science.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Varela, Paulo Idalino Balça
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo