Document details

O processo de Bolonha e a avaliação das aprendizagens: um estudo de práticas em mudança

Author(s): Morais, Ana Maria Magalhães da Silva

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/28770

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 378


Description

Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação)

Os fundamentos do Processo de Bolonha assentam em pressupostos de necessidades de uma sociedade do conhecimento, dotada de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico. Nesta visão de ensino superior são estabelecidos objetivos a atingir pelas instituições, públicas e particulares, nomeadamente, na dotação da autonomia individual e no culto do rigor, sendo colocada a ênfase nos sujeitos enquanto agentes de desenvolvimento económico, social e cultural. Neste contexto, a preparação, formação científica e pedagógica dos professores do ensino superior privado, ocupa um lugar de relevo no seio das instituições, para garantir uma educação de nível superior centrada na qualidade. Parece ser uma prioridade, nestes termos, a facilitação dos processos de formação dos professores. O professor desempenha no contexto educativo um papel essencial no desenvolvimento do conhecimento dos alunos através da linguagem, o que implica uma reflexão constante sobre os processos desse desenvolvimento. No referencial sócio construtivista, a educação e os fenómenos educacionais são considerados como processos em movimento e em transformação, dentro de um sistema contextualizado, em termos organizacionais, histórica e socialmente. Sócio construtivismo e desenvolvimento fundem-se conceptualmente no processo de ensinar e de aprender no ensino superior. A reflexão representa nesta fusão a essência da compreensão, em que o professor ensina a construir o conhecimento e a refletir, sendo o aluno responsável por essa reflexão. Neste quadro de mudança caracterizado pelo Processo de Bolonha, admite-se a evidência da utilização de estratégias por parte do professor enquanto investigador. A investigação-ação pode desempenhar um papel de relevo no desenvolvimento de competências pessoais, nomeadamente quando integrada numa abordagem situacional-contextualizada e dialógica, onde são criadas condições para o exercício da liberdade e desenvolvimento do pensamento crítico. A leitura da avaliação e das suas funções neste contexto é feita numa ótica de mudança como resposta às exigências das diferentes conjunturas da sociedade atual, pelo relevo que lhe é atribuído como elemento de articulação e integração do ensino, aprendizagem e currículo, ao serviço do sucesso escolar. O modo como os alunos entendem a avaliação condiciona a sua aprendizagem e consequentemente determina o modo como aprendem. A avaliação formativa constitui uma estratégia de inovação pedagógica, que antevê o envolvimento constante, consciente e refletido dos estudantes, sendo a modalidade de avaliação que permite e compromete o recurso a procedimentos e instrumentos de avaliação e de autoavaliação muito diversos. O presente trabalho procura ir de encontro aos princípios de desenvolvimento profissional dos docentes, ao considerarmos a profissionalidade do professor pela apropriação de um saber construído e sustentado pela reflexão. Partindo destes pressupostos, a avaliação é indissociável da educação e da formação, e convida o professor enquanto avaliador a refletir sobre os seus atos e, a compreender a interação que esta favorece particularmente na sala de aula. O estudo teve como objetivo compreender as conceções e práticas de avaliação dos professores de um instituto de ensino superior particular em saúde, no contexto de mudança protagonizado pelo Processo de Bolonha, visando a superação dos défices resultantes de uma formação profissional não orientada para o ensino. A pesquisa incidiu sobre as práticas de 5 professores profissionais de saúde e sobre os seus 177 alunos, em exercício nos anos letivos de 2009/2010 e 2010/2011, do 2º, 3º e 4º ano dos cursos de licenciatura em tecnologias da saúde e enfermagem. Foram utilizadas diversas fontes de evidência: registos de reuniões de acompanhamento dos projetos, entrevista, registos de autorreflexão docente e inquéritos a alunos e a professores. A análise e o tratamento dos dados da investigação foi maioritariamente qualitativa, com recurso ao software de análise de conteúdo NVivo7, complementada com a análise do discurso escrito. Para tratamento e análise das evidências quantitativas recorreu-se ao software de gestão de dados Excel. Os resultados do estudo de caso realizado demonstram, entre outras evidências, a importância do desenvolvimento de projetos desta natureza, compatíveis com os princípios de investigação das práticas, numa perspetiva de educação transformadora dos sujeitos em formação. Foi possível verificar a mudança, concretizada na introdução efetiva de práticas consideradas inovadoras pelos estudantes, nas conceções da avaliação nos professores e nas perceções dos alunos, e uma maior participação dos estudantes nos processos, congruente com o modelo de Bolonha.

The fundamentals of the Bologna Process are based on the assumptions of the needs of a society, endowed with cultural, scientific and technological knowledge. In this vision of higher education are established goals to be achieved by institutions, public and private, including the allocation of individual autonomy and the cult of rigor, the emphasis is being placed on the subjects as agents of economic, social and cultural. In this context, the preparation, the scientific and pedagogical training of teachers of private higher education, occupies a prominent place within the institutions, to ensure a higher education focused on quality. It seems to be a priority in these terms, the facilitation of processes of training teachers. The teacher plays in the educational context an essential role in the development of students' knowledge through language, which implies a constant reflection on the processes of this development In a constructivist social referential education and educational phenomena are regarded as processes in motion and changing, contextualized within a system, in organizational terms, historically and socially. Social constructivism and development merge conceptually in the process of teaching and learning in higher education. Reflecting this merger represents the essence of understanding, in which the teacher teaches to build the knowledge and to. reflect, and the student is responsible for this reflection. In this context of changes characterized by the Bologna Process, it is admitted the evidence of the use of strategies by the teacher researcher. The action research can play an important role in the development of personal skills, particularly when integrated into a situational approach-contextualized and dialogic, where conditions are created for the exercise of freedom and critical thinking. The reading and evaluation of their duties in this respect is made in a perspective of change in response to the demands of different junctures of modern society, the importance assigned to it as an element of coordination and integration of teaching, learning and curriculum, the service's success school. The way students understand the assessment conditions their learning, and consequently determines the way they learn. Formative assessment is a pedagogical innovation strategy, which foresees the continuing involvement, conscious and reflected the students, and the type of assessment that enables and commits the use of procedures and tools for assessment and self-assessment very diverse. This work seeks to go against the principles of professional development for teachers, to consider the professionalism of the teacher by the appropriation of knowledge built and sustained by reflection. Under these assumptions, the valuation is inseparable from education and training, and invites the teacher as evaluator to reflect on their actions and understand the interaction that favors particularly in the classroom. The study aimed to understand the conceptions and practices of teacher evaluation from a private institute of higher education in health, in the context of change performed by the Bologna Process, aiming to overcome the deficit from vocational training non-oriented teaching. The research focused on the practices of five teachers and health professionals about their 177 students in exercise in academic year 2009/2010, the 2nd, 3rd and 4th year of degree courses in nursing and health technologies. We have used several sources of evidence: records of meetings of monitoring projects, interviews, records of teaching and self-reflection surveys of students and teachers. The processing and analysis of research data was mainly qualitative, with the software content analysis NVivo7, complemented with the analysis of written discourse. For treatment and analysis of quantitative evidence resorted to the data management software Excel. The results of the case study shows, among other evidence, the importance of developing such projects, consistent with the principles of research practices, a perspective of transformative education of individuals in training. It was possible to verify the change, embodied in the effective introduction of innovative practices considered by students in conceptions of assessment in the perceptions of teachers and students, and greater involvement of students in the processes, consistent with the Bologna model.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Afonso, Almerindo Janela; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo