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Colaboração no programa de interação com a sociedade (Comunicação de Ciência) na Escola de Ciências da Universidade do Minho e desempenho de funções de comunicação e gestão de eventos : relatório sobre atividade profissional

Author(s): Nogueira, Paula Maria Ramos

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/29254

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 659.3:501; 501:659.3; 378.4(469.112)


Description

Relatório de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)

Discute-se muito sobre o papel dos cientistas na comunicação e na divulgação da Ciência, bem como as dificuldades e constrangimentos que se entrepõem na sua relação com a sociedade, mas nem sempre se considera a importância do trabalho dos profissionais da comunicação nesse processo. Os jornalistas constituem a única exceção a esta regra, por se tratar de uma classe envolvida directamente na mediatização da Ciência. Contudo, a Comunicação é um campo muito vasto e envolve, entre outros, publicitários, designers e Relações Públicas. Existem preconceitos a vencer, quer entre cientistas, quer entre comunicadores. As barreiras da linguagem ou a complexidade dos temas a tratar não são os únicos obstáculos ao sucesso da comunicação de Ciência. A habilitação científica, a competência comunicativa e uma boa relação com os media, são características que contribuem para o perfil do divulgador de Ciência, mas nem sempre todos estes elementos se encontram reunidos numa só pessoa. A comunicação de Ciência implica, necessariamente, interdisciplinaridade, cooperação e complementaridade de papéis. No presente relatório de atividade profissional demonstram-se as vantagens da relação cooperante entre cientistas e profissionais da comunicação em torno da implementação do projeto de Interação com a Sociedade, desenvolvido pela Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM). Para além da reflexão teórica, destaca-se a aplicação prática do conhecimento técnico adquirido e os resultados obtidos no terreno com a realização de sessões públicas de divulgação da Ciência, publicação de conteúdos e gestão de eventos e projetos. Entre a pressão dos especialistas e o olhar atento dos leigos, o papel de mediador e de moderador – de debates, tertúlias, mesas redondas e science café - realçou as exigências que a Comunicação de Ciência coloca relativamente a outros domínios.

There is much discussion about the role of scientists in science communication, as well as the difficulties and constraints placed into their relationship with society, but the importance of the work of communication professionals is not always considered in this process. Journalists are the only exception to this rule, because this is a class directly involved in the media impact of Science. However, communication is a very vast field and involves, among others, advertisers, designers and Public Relations professionals. There are prejudices to overcome, both among scientists and communication professionals. Lexicall barriers or the complexity of science themes are not the only obstacles to a successful science communication. Science communication skills and a good relationship with the media appear to be characteristics that contribute to the profile of the science communication professional, but these elements are not always found in one person. Science communication involves, necessarily, interdisciplinary, cooperation and complementarity of roles. This report shows the advantages of the cooperative relationship between scientists and communication professionals around the implementation of the Interaction with Society project, developed by the School of Sciences of the University of Minho (ECUM). Besides a theoretical discussion, the report covers the practical application of technical knowledge and the results obtained by conducting public science meetings, through publications, events and projects management. Between the pressure of experts’ eyes and lay people’s attention, the role of the communication professional (as moderator) – in discussions, gatherings, roundtables and science café sessions - highlights the requirements of science communication comparatively to other domains.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Carvalho, Anabela
Contributor(s) Universidade do Minho
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