Document details

Radiação nuclear : riscos e benefícios na sociedade : elaboração de conteúdos científico-pedagógicos para a lecionação no 12º ano de escolaridade em Timor-Leste

Author(s): Belo, Julião da Costa

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/30308

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 53:372.853; 372.853:53; Ciências Naturais::Ciências Físicas


Description

Dissertação de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)

O objetivo fundamental deste trabalho consiste na elaboração de conteúdos científicopedagógicos, relativos à unidade temática da Radiação Nuclear: Riscos e benefícios na sociedade, que possam ser utlizados na lecionação das aulas do 12º ano de escolaridade na República Democrática de Timor-Leste. No primeiro capítulo deste estudo apresenta-se, de uma maneira sintética, a forma como o ensino se encontra organizado na República Democrática de Timor Leste. Pretende-se também dar a conhecer a estrutura curricular do ensino secundário e uma breve descrição do programa da disciplina de Física do 12ºano de escolaridade. No segundo capítulo é feito um enquadramento teórico sobre os conteúdos essenciais relacionados com o tema, nomeadamente: O núcleo atómico (constituição do núcleo; número atómica e número de massa; nuclídeo; energia da ligação nuclear; estabilidade do núcleo); Radioatividade; Processos de estabilização dos núcleos radiativos: decaimento radiativo (Propriedades das emissões; Lei do decaimento radiativo, tempo de meia vida; atividade de uma amostra radioativa); Fontes naturais e artificiais de radiatividade; Efeitos biológicos da radiação; Detetores de radiação ionizante; Aplicações da radiação ionizante (na medicina; na arqueologia; na indústria) No terceiro capítulo do trabalho desenvolveram-se um conjunto de proposta de lecionação de aulas relativas ao tema incluindo ainda um teste de avaliação, visando estimular a curiosidade e facilitar o desenvolvimento de competências e conhecimentos relativos ao tema. No quarto capítulo, apresentam-se as conclusões do presente estudo.

The primary goal of this work consists in the development of scientific and pedagogical contents concerning the thematic unit “Radiação Nuclear: Riscos e benefícios na sociedade”, which can be used in the teaching of the 12th schooling year in the Democratic Republic of East Timor. In the first chapter of this study it is presented, in a very briefly way, the teaching organization in the Democratic Republic of East Timor. It is also presented the curricular structure of the secondary education and a brief description of the program of 12th schooling year of Physics discipline. In the second chapter is made a theoretical framework on the essential contents related to the theme, namely: the atomic nucleus (nucleus constitution; atomic number and atomic mass number; binding energy; nucleus and nuclide; nucleus stability); Radioactivity; Stabilization processes of radioactive nuclei: radioactive decay (emission properties; Law of radioactive decay, half life time; activity of a radioactive sample); Natural and artificial sources of radioactivity; Biological effects of radiation; Ionizing radiation detectors; Applications of ionizing radiation (in medicine; in industry, in archeology;) In the third chapter it is presented a set of teaching activities and an assessment test, which aims to stimulate curiosity and facilitate the development of skills and knowledge related to the theme. In the fourth chapter, we present the conclusions of study.

Objektivu fundamental ba servisu ida nee, konsiste iha elaborasaun konteudus sientífikupedagójikus ninian, relaciona ho unidade tematika, Radiação Nuclear: Riscos e benefícios na sociedade ninian, nebe bele utiliza hodi hanorin iha aulas 12º ano eskola sekundario iha Repúblika Demokrátika de Timor-Leste. Iha primeiru kapítulu estudu ida nee, apresenta, maneira ida sintetika, ho forma hanesan ensinu nebe organizadu ona iha Republika Demokratika Timor Leste ninian. Hakarak fo conhese mos kona ba estruktura kurikular enzinu sekundariu nian no esplikasaun oituan kona ba programa diciplina de Física do 12ºano de escolaridade nian. Iha kapitulu rua ninian, mak hanesan enquadramentu teóriku ida, kona ba konteúdus essencial sira relasionadu ho tema, mak tuir mai ne O núcleo atómico (constituição do núcleo; Número atómica e número de massa; nuclídeo; energia da ligação nuclear; estabilidade do núcleo); Radioatividade; Processos de estabilização dos núcleos radiativos: decaimento radiativo (Propriedades das emissões; Lei do decaimento radiativo, tempo de meia vida; atividade de uma amostra radioativa); Fontes naturais e artificiais de radiatividade; Efeitos biológicos da radiação; Detetores de radiação ionizante; Aplicações da radiação ionizante (na medicina; na arqueologia; na indústria) Iha kapitulu tolu ninian, desenvolvimentu hamutuk ho proposta nebe mak atu hanorin iha sala de aula, kona ba tema sira ne ho mos teste neba mak atu halo avaliasaun. Atu buka hatene no fasilita ho desenvolvimento competência no conhesimentu kona ba tema sira nee. Iha kapitulu hat ninian apresenta konklusaun trabalho dadaun ne ninian.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Moura, C.
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents