Author(s):
Oliveira, Clara Costa ; Gomes, Ana
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/32705
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Educação/formação; Ensino superior; Workshops; Sofrimento; Training; Health caregivers; Community; Workshops; Science & Technology
Description
Neste artigo, apresentamos uma atividade formativa anual que temos vindo a empreender ao longo de cinco anos. Trata-se da realização de workshops abertos a toda a comunidade que seja cuidadora de saúde (formal, não formal e informal). Tal realiza-se no âmbito de um projeto de investigação sobre 'Sofrimento, Educação e Saúde' (Centro de Estudos Humanísticos, da Univ. Minho, Portugal) que pretende articular investigação compreensiva e fundamentadora com conhecimento e formação de cuidadores de saúde da comunidade. Começamos por dar conta da dificuldade em se trabalhar transdisciplinarmente nas universidades portuguesas, bem como do preconceito face às comunidades nas quais elas se inserem. Depois apresentamos cada um dos workshops, respetivas temáticas gerais e como foram exploradas em cada um deles. Elaboramos uma apreciação global de cada um, sobretudo ao nível pedagógico tendo em conta, entre outros fatores, a avaliação dos formandos. Concluímos com uma apreciação global destas atividades formativas, apontando limitações e novas perspectivas para o futuro.
This article presents an annual training ativity undertaken over five years. It is of workshops open to all community members that are health caregivers (formal, non formal and informal). This takes place within a research project on 'Suffering, Education and Health' (Center of Humanistics tudies, Univ. Minho, Portugal) which aims to articulate comprehensive and substantiated research with knowledge and pratical competences of community health caregivers. We start by realizing the difficulty of working in transdisciplinary Portuguese universities, as well as the prejudice against the communities in which they are located. Then we present each of the workshops, respective general thematic and how they were exploited in each of them. We developed an overall assessment of each one, especially when taking into account pedagogical level as well as, among other fators, the assessment of trainees. We conclude with an overall assessment of these training ativities, pointing out limitations and new perspectives for the future.