Document details

Promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes: impacto do programa Desafio: Ser+ no início e final da adolescência

Author(s): Machado, Alexandra Manuela Gonçalves

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/32803

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Adolescência; Desenvolvimento positivo; Desafio : Ser+; Programas de intervenção em grupo; Adolescence; Positive development; Group intervention programmes; 159.922.8; Ciências Sociais::Psicologia


Description

Dissertação de mestrado integrado em Psicologia

Nas últimas décadas, a investigação tem-se centrado no estudo do desenvolvimento positivo de adolescentes, aumentando o número de programas de intervenção em grupo voltados para a promoção do desenvolvimento positivo. Em Portugal, destaca-se o Desafio: Ser+. Este programa foi implementado anteriormente com alunos do 9º ano, obtendo-se resultados positivos nas variáveis autoestima, autoconceito, bem-estar psicológico e satisfação com a vida, contribuindo deste modo para o desenvolvimento positivo dos adolescentes. Neste estudo, pretendeu-se avaliar se o programa é eficaz noutros níveis de escolaridade: 8º e 11ºanos. Participaram neste estudo 47 alunos do 8º ano (divididos por um grupo de comparação e outro experimental) e 33 alunos do 11º ano (também divididos por um grupo experimental e um de comparação). Os resultados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados quantitativos apontam para um aumento nas variáveis após a implementação do programa, nestes níveis de escolaridade. Revelaram ainda maior impacto do programa no 8º ano do que no 11º ano. Qualitativamente, os adolescentes avaliam positivamente o programa, identificando as mudanças pessoais e o conhecimento pessoal como os aspetos que mais aprenderam com o programa. Em suma, concluiu-se que este programa é eficaz na promoção do desenvolvimento positivo de adolescentes de diferentes idades.

The last decades, research has focused the study of positive development of adolescents, increasing the number of group intervention programmes aimed at positive development promotion. In Portugal, the Desafio: Ser+ is highlighted. This programme was previously implemented with 9th grade students, obtaining positive results on self-esteem, self-concept, psychological well-being and life satisfaction variables, contributing to positive development of adolescents. This study aimed at assessing if the programme is effective in other grades: 8th and 9th. 47 8th grade students participated in the study (divided into one experimental group and one comparison group) and 33 11th grade students (also divided into one experimental group and one comparison group). The results were analysed quantitatively and qualitatively. The quantitative results revealed an increase on the variables after the implementation of the programme, in these grades. It also revealed a major impact of the programme in the 8th grade than in the 9th. Qualitatively, the adolescents evaluate the programme positively, identifying the personal changes and the personal knowledge as the main learning aspects of the programme. In short, this programme was said to be effective in promoting the positive development of adolescents of different ages.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Freire, Teresa
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents