Author(s): Roazzi, António ; Almeida, Leandro S.
Date: 1988
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/3326
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Insucesso escolar; Aprendizagem
Author(s): Roazzi, António ; Almeida, Leandro S.
Date: 1988
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/3326
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Insucesso escolar; Aprendizagem
Os autores salientam no artigo a necessidade de uma análise sócio-política do problema do insucesso escolar, destacando o reducionismo e as contradições que comportam as posições que o assumem como reflexo dos défices cognitivos e motivacionais das crianças ou o atribuem ao meio sócio-familiar pouco estimulante de tais alunos. Os autores questionam a maior incidência do insucesso escolar nas camadas sociais mais baixas, a discrepância entre a cultura da escola e cultura da criança, o actual carácter universal e obrigatório da escola nas sociedades evoluídas, os efeitos individuais e sociais da repetência escolar, os critérios de sucesso, assim como a importâncias e a necessidade de uma mudança de perspectiva na análise do insucesso escolar por parte das instituições e dos profissionais.