Author(s):
Faria, Ana Elisa Rocha Pinto de
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/34577
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): 53:372.853; 372.853:53; Ciências Naturais::Ciências Físicas; Ciências Sociais::Ciências da Educação
Description
Relatório de estágio de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
Neste relatório elaborado para a obtenção do grau de mestre em Formação Contínua de Professores de Física e de Química apresenta-se uma análise crítica da atividade profissional. Na primeira parte expõe-se um enquadramento científico sobre o tema “Reações ácido-base” focando-se os aspetos referenciados nos programas da disciplina de Física e Química A para o Ensino Secundário. Como o programa desta disciplina vai sofrer alteração no ano letivo 2015/2016, faz-se uma análise comparativa sobre o programa atual e o programa que vai entrar em vigor, no que concerne aos conteúdos e atividades laboratoriais inerentes a este tema. Na segunda parte do relatório analisam-se alguns projetos desenvolvidos ao longo da atividade profissional. Em cada um deles são focados os objetivos, os conteúdos científicos que abrangeram e o seu nível de sucesso. Na última parte, reflete-se sobre algumas das ações de formação realizadas no âmbito da atividade docente, dando-se relevo aos assuntos abordados em cada uma e à sua aplicação na vida do “ensino-aprendizagem”.
This report presents a critical analysis of the teaching activity in order to obtain the degree of Master's in Sciences - Further Education for Teachers: Specialization in Physics and Chemistry The first part sets up a scientific framework on "Acid-Based Reactions" focusing on the aspects referenced in the syllabus of Physics and Chemistry for secondary education. As the syllabus of this subject will be altered during the school year 2015/2016, a comparative analysis of the current syllabus and the new one, regarding not only its content but also laboratory activities related to this theme, was made. The second part of the report analyses some projects developed throughout the teaching activity focusing on the objectives, the covered scientific content and its level of success. The last part reflects on some of the training activities carried out focusing the topics covered in each activity and their application in school life under the motto of "teaching and learning".