Author(s): Moreira, Maria Alfredo
Date: 2004
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/4115
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Author(s): Moreira, Maria Alfredo
Date: 2004
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/4115
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
O exercício da supervisão numa orientação educativa que privilegia a promoção da autonomia do aluno e um desenvolvimento profissional de natureza reflexiva implica uma redefinição do papel do supervisor. Ao propor um enquadramento comum à supervisão, à formação e ao ensino/aprendizagem assente em ideiais de uma sociedade democrática e humanista, com finalidades de desenvolvimento da reflexão crítica, de emancipação dos sujeitos, o papel do supervisor não poderá mais ser perspectivado como transmissivo e aplicacionista. Partindo de um exemplo de como a supervisão pode constituir-se como uma actividade de regulação reflexiva e colaborativa do processo de desenvolvimento profissional do supervisor pela via da investigação-acção, orientada para a promoção da autonomia do aluno e do professor em formação, mostra-se de que modo o papel do supervisor se reconceptualiza, abarcando competências didácticas e supervisivas, mas também investigativas.