Document details

A literatura infantil e juvenil na aprendizagem das ciências

Author(s): Araújo, Daniela Filipa da Costa

Date: 2016

Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/43894

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Ciências Sociais::Ciências da Educação


Description

Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico

São vários os autores que tem vindo a estudar a utilização da literatura infantil e juvenil (LIJ), nas aulas de ciências e defendem que a sua inclusão no currículo das ciências permite que os alunos desenvolvam os seus conhecimentos sobre o mundo em redor. Este relatório relata uma intervenção pedagógica, com alunos do 3º ano e do 6º ano, centrada no uso da literatura infantil e juvenil nas aulas de Estudo do Meio e de Ciências da Natureza, respetivamente, e avalia o seu impacto em termos de aprendizagem significativa para os alunos. Antes e após a implementação da estratégia de ensino, foi aplicado um questionário de opinião e questionários de conhecimentos a 24 alunos do 3º ano e a 16 alunos do 6º ano. O questionário de opinião tinha como objetivo analisar a familiaridade, interesse e hábitos de leitura, bem como a opinião dos alunos sobre a viabilidade do uso da LIJ, nas aulas de Estudo do Meio e de Ciências da Natureza, e as expectativas em relação aos mesmos. O questionário de conhecimentos tinha como intenção analisar a compreensão e os conhecimentos dos alunos do 3º ano sobre a Astronomia e dos alunos do 6º ano sobre Microbiologia. De um modo geral, os resultados obtidos indicam que os livros de LIJ, inseridos na sala de aula, constituíram um recurso pedagógico adequado para a aprendizagem da Ciência, tendo sido capazes de fomentar nos alunos interesse pelos assuntos da aula, promover a imagem do astrónomo e a compreensão de assuntos científicos e ainda de estimular a leitura.

Several authors have been studying the use of child and youth literature in science class since they consider that this literature allows students to develop their knowledge of the world around them. This report describes a pedagogical intervention, with students from 3rd grade (24 students) and 6th grade (16 students), focused on the use of children's literature in science classes and provides an evaluation of its impact on students’ meaning making. Data was collected by means of pre and post-tests. One of them was concerned with students’ reading habits and opinions about the use of literature in science classes. The other pre-test was related to students’ initial conceptions about astronomy and microbiology. An overview of the results show that the child and youth literature, integrated in science class was an adequate educational resource for learning of Science since they were able to foster students’ interest in issues of class, to promote the image of the Astronomer, to enhance understanding of scientific issues, and to encourage reading.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Afonso, Ana Sofia
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo