Document details

Bilinguismo

Author(s): Flores, Cristina ; Almeida, Letícia

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/47022

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Bilinguismo; Aquisição da Linguagem; Humanidades::Línguas e Literaturas


Description

[Excerto] Introdução: Os primeiros ensaios sobre o bilinguismo definem-no como o domínio perfeito de duas línguas, ou seja, encaram a competência bilingue como um grau idealizado de conhecimento a atingir em ambas as línguas (veja, por exemplo, Bloomfield 1933). Mais recentemente, a definição de bilinguismo deixou de tomar por base essa noção de proficiência idealizada. O termo ‘bilingue’ passou a designar falantes que possuem competência linguística em pelo menos duas línguas. Essa competência pode ser adquirida de diversas formas, em diferentes idades e contextos e atingir níveis de proficiência variáveis, mas, em todo o caso, é sempre necessário que o falante tenha contacto regular com duas (ou mais) línguas durante um determinado período para que o conhecimento linguístico se construa. Estecapítulofocaespecialmenteoscasosemqueocontactocomasduaslínguas se dá de forma precoce, isto é, na infância. Abordaremos, portanto, as particularidades da aquisição da linguagem quando a criança é exposta a mais de uma língua no seu dia a dia. [...]

info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Document Type Book part
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
Editor(s) Freitas, Maria João; Santos, Ana Lúcia
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