Document details

A Influência da formação nas atitudes de professores de ensino básico perante a tecnologia educativa

Author(s): Machado, Maria José Alves da Silva

Date: 1996

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/5653

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 371.68


Description

Dissertação Mestrado em Educação

Esta dissertação tem como objectivo averiguar se a formação em Tecnologia Educativa influencia (ou mesmo determina) atitude dos professores face a essas mesmas tecnologias, incentivando a sua utilização na sala de aula. Para este efeito, foram analisadas as atitudes perante as tecnologias eductaivas, no ínicio e no fim do curso (três semestres dos anos lectivos de 1993/94 e 1995/95), de um grupo e 197 professores a frequentar os vários cursos de pós-graduação, CESE, do CEFOPe - Universidade do Minho. É de salientar que num dos cursos de pós-graduação referidos - Educação Infantil e Básica Inicial com especialização em Novas Tecnologias e Imagem - existe a componente de formação em Tecnologia Educativa estando essa formação praticamente ausente nos restantes cursos. Não se tendo encontrado disponível nenhuma escala de atitudes aplicável a professores, construída exclusivamente para a temática Vídeo/Imagem num contexto de ensino/aprendizagem, oprou-se pela elaboração de raíz de duas escalas de atitudes, uma referente ao vídeo e outra referente ao computador, o que constitui também outra das contribuições deste estudo. A fundamnetação teórica é apresentada em dois capítulos; um primeiro que versa a evolução da temática relacionada com a Tecnologia Educativa encarando-a quer sob o ângulo do desenvolvimento tecnológico quer sob o ponto de vista do seu enquadramento teórico pelas Ciências da educação e um segundo capítulo que aborda a problemática da formação de professores em tecnologia Educativa do ponto de vista da utilização como estratégia de ultrapassagem dos bloqueamentos e reacções ao seu uso, pelos professores, em contextos educativos. Como principal conclusão deste estudo é de referir a existência de diferenças estatisticamente significativas na evolução positiva das atitudes no caso dos alunos que receberam uma formação formal em Tecnologia Educativa.

The main prupose of this dissertation is to study the influence of teacher training on Educational Technology in teachers attitudes towards technology and its use inside the classroom. Teachers attitudes towards technology were measured at the begining and the end of a course using two Likert type attitude scales. The teachers surveyed in the present study consist of 197 students attending the various pos-graduation courses (CESE) going on in CEFOPE-University of Minho between 1993 and 1995. We must stress that in one of these pos-graduation courses - Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil e Básica Inicial ramo Novas Tecnologias e Imagem - there is a formal training in Educational Technology, which is almost absent in the other courses. As we could not find any survey instrument with attitude scales for video and image, we decided to create two attitude scales one for video/image and another one computers, validating both scales in this study. The review of literatures comprises wo chapters: one about the evoluton of Educational Technology and Learning Theories and another one about teacher training on Educational Technology as a means of inovating and preventing the resistence in the use of technology inside the classroom. The main findings of this survey were that teacher's attitudes toward technology with a formal training on Educational Technology had a statistically significant positive change, whilw teacher's attitudes without the same kind of training did not change significantly.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Dias, Paulo
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo