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Orientação para o mercado, aprendizagem organizacional, inovação e performance: o caso do cluster da moda em Portugal

Author(s): Maçães, Manuel Alberto Ramos

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/5725

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Orientação para o mercado; Apredizagem organizacional; Inovação; 658.8:687; 687:658.8


Description

Tese de doutoramento em marketing e gestão estratégica

O objectivo deste estudo é investigar empiricamente as relações causais entre orientação para o mercado, aprendizagem organizacional, inovação organizacional e performance. Adicionalmente, este trabalho alarga o conhecimento de marketing ao analisar simultaneamente as relações causais entre as referidas variáveis num modelo conceptual integrado. O conceito de orientação para o mercado tem a sua origem no próprio conceito de marketing e é geralmente visto como um dos pilares da disciplina de marketing. É comummente aceite que um comportamento orientado para o mercado tem um efeito positivo na performance organizacional, mas as conclusões não são unânimes. Muitos estudos encontraram uma relação positiva entre orientação para o mercado e performance organizacional, mas outros não encontraram uma relação significativa e outros ainda não encontraram qualquer relação. Por esta razão, alguns académicos interpretam estes resultados contraditórios pela incorporação de variáveis mediadoras. Alguns estudos incorporaram a inovação como variável mediadora na relação entre orientação para o mercado e performance organizacional. Estudos mais recentes têm revelado que a aprendizagem organizacional pode afectar indirectamente a performance ao facilitar a inovação criadora que conduz à inovação dos produtos, dos processos e dos sistemas. Poucos estudos têm analisado os possíveis efeitos moderadores do meio envolvente na relação entre orientação para o mercado e performance. O objectivo deste trabalho de investigação é desenvolver um quadro conceptual que analise não apenas o potencial impacto da orientação para o mercado na performance organizacional, mas também o efeito sinergético da introdução simultânea das variáveis mediadoras aprendizagem organizacional e inovação organizacional na relação entre orientação para o mercado e performance organizacional. Adicionalmente, este estudo procura também examinar o possível impacto moderador do meio envolvente na referida relação. A amostra objecto do estudo é constituída por 130 empresas dos sectores Têxtil e Vestuário e do Calçado, que constituem o cluster da moda em Portugal, cujas respostas foram consideradas válidas. Foram usados variados métodos estatísticos quantitativos, incluindo o teste t, ANOVA, MANOVA, Análise Factorial Exploratória (AFE), Análise Factorial Confirmatória (AFC) e o Modelo de Equações Estruturais (SEM) para testar as hipóteses formuladas no modelo conceptual proposto. As principais conclusões do estudo podem sintetizar-se como segue: (1) de um modo geral, o modelo global ajusta-se bem aos dados observados, (2) os resultados empíricos não confirmam a existência de um efeito directo de orientação para o mercado na performance organizacional, (3) confirmam-se as relações positivas entre orientação para o mercado, aprendizagem organizacional, inovação organizacional e performance organizacional, (4) confirma-se que a orientação para o mercado tem efeitos positivos directos na aprendizagem organizacional e na inovação organizacional, (5) que o efeito directo da orientação para o mercado na aprendizagem organizacional é maior do que o efeito directo da orientação para o mercado na inovação organizacional, (6) que a aprendizagem organizacional tem um efeito directo positivo na inovação organizacional, mas o efeito directo da aprendizagem organizacional na performance organizacional não é estatisticamente significativo, (7) que a aprendizagem organizacional tem um efeito indirecto na performance organizacional, através da inovação organizacional e, finalmente, (8) que a relação entre orientação para o mercado e performance organizacional é moderada pela turbulência do mercado e pela turbulência tecnológica, não tendo um efeito significativo a intensidade competitiva. Os resultados deste trabalho darão certamente uma importante contribuição teórica para o preenchimento das lacunas (gaps) existentes na literatura sobre a matéria e poderão ser de grande utilidade prática para os gestores e para as entidades governamentais ao identificar os factores ou dimensões que influenciam a competitividade das empresas ou organizações.

Most of scholars think that market orientation is the core of modern marketing management and strategy. The purpose of this research project is to empirically investigate the relationships among an organization’s market orientation, organizational learning, organizational innovation, and performance. Additionally, this research extends current knowledge by linking market orientation, organizational learning, organizational innovation, and performance into a unified conceptual model. The foundation for the market orientation construct is found in the marketing concept, which is widely regarded as one of the pillars of the marketing discipline. It is commonly accepted that a market-oriented behaviour has a positive impact on organizational performance. However, there are numerous empirical studies that have examined the relationship between market orientation and organizational performance. Many studies have found a positive relationship between market orientation and organizational performance, but some studies have found no significant relationship. Therefore, some scholars interpret the mixed findings by incorporating mediating variables. Some studies incorporate the innovation as a mediating variable between market orientation and organizational performance. Additionally, recent studies have found that a firm’s organizational learning is likely to indirect affect organizational performance by facilitating the type of generative learning that leads to innovations in products, procedures, and systems. Fewer studies have analysed the potentially moderating effect of environment conditions on the above mentioned relationship. Therefore, this study propose a conceptual framework which makes possible to examine not only the potential impact of market orientation on organizational performance, but also examining the synergetic effect by incorporating organizational learning and innovation as the mediating variables between market orientation and organizational performance. Furthermore, this paper also analyses the impact of environmental conditions on the main relationship examined. The sample of this study has 133 companies of the Portuguese fashion composed of textiles and clothing sector and footwear industry and obtained 130 usable responses. Many quantitative methods, including t-test, ANOVA, MANOVA, Exploratory Factor Analysis (EFA), Confirmatory Factor Analysis (CFA) and Structural Equations Modeling (SEM) analysis have been used to test the hypothesis of this research. The major findings of this study are summarized as follow: (1) overall, the global model fit is good, (2) the empirical results do not support a direct effect of market orientation on organizational performance, (3) support the relationships among market orientation, organizational learning, organizational innovation, and organizational performance, (4) market orientation has a positive impact on organizational learning and innovation, (5) the direct effect of market orientation on organizational innovation is grater than the direct effect of market orientation on organizational learning; (6) organizational learning has a positive direct impact on organizational innovation, but the direct effect of organizational learning on performance is not statistically significant, (7) organizational learning has a positive impact on performance by organizational innovation and (8) the market orientation organizational performance is moderated by market turbulence and technological turbulence, a subscales of environment, but the impact of competitive intensity is not statistically significant. The results from this study will help to fill the gaps in the literature. Theoretical and managerial implications and directions for future research are discussed. Identifying the factors or dimensions that influence organizational performance can also be of practical use to public policy makers since it can be a useful tool to contribute to the design of new policies to fostering the productivity and competitiveness at a broad level. Keywords: Market Orientation, Organizational Learning, Organizational Innovation, Organizational Performance, Environment and LISREL.

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Farhangmehr, Minoo; Pinho, José Carlos M.
Contributor(s) Universidade do Minho
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