Document details

Tecnologias da música em expressão e educação musical no 1.º ciclo do ensino bá...

Author(s): Cunha, Pedro Filipe Morais Duarte Araújo cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/6217

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 372.878:78; 372.878:78; 371.68; 373.3


Description
Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Educação Musical Este trabalho tem como objectivo conhecer a utilização das tecnologias da música no 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Desenvolvemos, a partir da literatura revista, várias perspectivas sobre o uso das tecnologias no ensino da música. O primeiro estudo pretende investigar a influência das tecnologias da música na motivação e na performance dos alunos do 1º CEB. Participaram 44 crianças frequentando o 4º ano de escolaridade numa escola particular do ensino genérico, situada no Porto. Os resultados tenderam a convergir com os de estudos prévios, em que as tecnologias da música afectam positivamente a performance dos alunos. Contudo, a estratégia do professor pareceu ser preponderante no bom desempenho da aula, independentemente da presença ou não daqueles recursos. O segundo estudo pretende conhecer a prática das tecnologias da música nas aulas dos professores de música. Através de um inquérito realizado aos professores concluiu-se que quase metade dos inquiridos não utiliza as tecnologias nas suas aulas. Grande parte dos utilizadores afirmou que nunca teve qualquer tipo de formação nesta área, não obstante existir pelo menos uma disciplina de tecnologia nos currículos de formação de professores de música. Embora a disciplina de Expressão e Educação Musical no 1º CEB seja obrigatória por lei, ela é leccionada, na maioria dos casos, por professores generalistas. Apesar disto, as orientações curriculares contemplam temáticas técnicas que extravasam as competências de um professor generalista do 1º CEB, como o uso de instrumentos musicais electrónicos e o exercício da linguagem MIDI. As tecnologias são um instrumento que valoriza consideravelmente uma aula. Assim, no ensino genérico, é importante criar elos que aproximem o professor dos alunos, de modo a minimizar o risco de anacronismo por parte do docente e manter o professor mais actualizado face à destreza com que os alunos lidam com as tecnologias. Sendo também recursos musicais, acreditamos que o uso moderado das tecnologias satisfaz alunos e professores, na medida em que os factores motivação e desempenho musical contribuem para a satisfação pessoal da criança e do professor dentro da sala de aula. This dissertation aims at studying the practice of music technologies in Primary education. Based on the literature, several views on the use of technologies when teaching music are presented. Our first study took place in a primary school in Porto. Participants were forty-four children, attending Year 4. The results are similar with those of previous studies, in which music technologies affect positively the students` performance. However, we observed that teachers` strategies are essential for a good class, with or without these technological resources. The second study has investigated the practice of music technologies in music lessons through a questionnaire to the teachers. The results showed that almost half of them do not use music technologies in their lessons. Most of the users stated that they had never had any kind of preparation in that area. However there is at least one discipline of technology in the curricula of the formation of music teachers. Although Musical Expression and Education in the Primary Level is compulsory, in most cases, this subject is taught by non-specialist teachers. However, the curricular guidelines include technical subjects that overthrow the competences of a generalist teacher, such as the use of electronic music instruments and of MIDI language. Technologies add a considerable value to the classroom. Thus, in Primary Level it is important to create a good relationship between teacher and students in order to minimize the risk of anachronism from the teacher. It is also important that teachers are aware of the students` abilities to work with technologies. We also believe that the moderate use of music technologies pleases both students and teachers, because motivation and musical performance may contribute to self-satisfaction of both children and teachers in the classroom.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Palheiros, Graça Boal
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia