Document details

Questões de género e sexualidade com crianças em meio escolar: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal

Author(s): Gama, Rafaela ; Anastácio, Zélia

Date: 2019

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/62787

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Sexualidade; Género; Educação; Escola; Crianças; Sexuality; Gender; Education; School; Children; Ciências Sociais::Psicologia


Description

O presente artigo é parte de um estudo de doutoramento cuja temática aborda a discussão de questões de género e sexualidade em meio escolar nos países Brasil e Portugal, no âmbito da Educação para a Sexualidade (ES). Visto que o conceito de sexualidade se tem transformado, envolvendo aspetos não só biológicos, mas também históricos, sociais e culturais, entende-se ser importante um trabalho sistemático, permanente e estrutural dessa temática nas escolas. Assim, a ES conquista um papel importante nessa discussão, pois pode favorecer o debate sobre a naturalização e normalização de comportamentos e estereótipos de género, o que pode contribuir também para a prevenção da violência sexual e de género contra crianças e jovens na escola e em diferentes instituições sociais. Nesse sentido, esta proposta de investigação tem como objetivo analisar como o educador de Ensino Fundamental I no Brasil e o educador de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) em Portugal entende as questões de género e sexualidade no cotidiano escolar. Parte-se para uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, procurando analisar as legislações e políticas públicas implementadas no âmbito da ES, a opinião e o grau de conhecimento dos educadores sobre sexualidade e questões de género e sobre as abordagens dessas temáticas com as crianças, assim como entender como acontece o trabalho sobre sexualidade e questões de género nas escolas Brasileiras de Ensino Fundamental I e Portuguesas de 1.º CEB.

Genderissuesandsexualitywithchildreninschoolcontext:acomparativestudybetweenBrazilandPortugal.This article is part of a PhD study whose theme approaches the discussion gender issues and sexuality in school context in the countries Brazil and Portugal in the frameworkof Sexuality Education (SE). Since the concept of sexuality has been transformed, involving not onlybiological, but also historical, social and cultural aspects, we can understood the importance of asystematic, permanent and structural work about this theme in the schools. Thus, SE acquires animportant role in this discussion, as it can encourage the debate on naturalization and standardiza-tion of behaviors and gender stereotypes, which may also contribute to the prevention of sexual andgender violence against children and young people at school and in different social institutions. Inthis sense, this research proposal aims to analyze how the educator of elementary school I in Braziland the primary school teacher in Portugal understand gender issues and sexuality in school every-day. It is, then, a qualitative and quantitative methodology, seeking to examine the laws and publicpolicies implemented in the framework of SE, the opinion and the degree of knowledge of educatorson sexuality and gender issues and the approaches of these themes with children, as well as tounderstand how happen the work on sexuality and gender issues in Brazilian elementary schools Iand Portuguese primary schools

Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Universidade do Minho
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents