Document details

A descoberta física do meio ambiente: uma abordagem de ensino por projectos para alunos do 8º ano

Author(s): Rodrigues, Maria Júlia Monteiro

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/6905

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 53:372.853; 372.853:53


Description

Dissertação de Mestrado em Física, área de Especialização em Ensino

É imprescindível estimular os alunos a descobrir, desde cedo, a beleza da Física e as suas aplicações práticas através do trabalho experimental criativo. A descoberta física do meio ambiente, tema central desta dissertação, procura associar a ciência a fenómenos do dia-a-dia, assim como, aliciar os jovens para a investigação científica, estimulando a criatividade e o trabalho de grupo. Neste sentido, teve-se como intuito construir protótipos simples, usando materiais de baixo custo. Estas experiências científicas básicas destinam-se a ajudar os discentes a aprender e a reflectir que a Física faz parte da nossa vida quotidiana. Com este tipo de ensino, que se centra em trabalhos de projecto, o professor não é o detentor do saber, antes um recurso e um estimulador. Pretende-se promover a cooperação entre os alunos, estudam-se situações concretas, pretendendo-se que os alunos fiquem preparados, motivados a examinar criticamente outros problemas do ambiente. A avaliação do impacto deste tipo de ensino foi feita através da análise estatística não paramétrica, com base na construção de categorias de respostas, do pré e pós-testes, e das opiniões dos alunos. Esta avaliação permitiu concluir que deste currículo resultaram aprendizagens mais eficazes e um maior desenvolvimento de competências por parte dos alunos.

It is important to stimulate students to discover early on the beauty of Physics and its practical application through creative experimental work. The physical discovery of the environment, which is the central theme of this dissertation, tries to associate science to everyday phenomena, as well as, to draw young people towards scientific investigation, stimulating creativity and group work. Regarding this, it was intended to build simple prototypes, using low cost materials. These simple experiments are destined to help students to learn and reflect that Physics is part of our everyday life. Within this teaching mode, project-based learning, the teacher is not the holder of knowledge, but a resource and stimulator. The intention is to promote cooperation among students. Specific situations are studied with the objective of preparing and motivating students to critically examine other environmental problems. The evaluation of the impact of this type of teaching was made through the analysis of non-parametric statistics, based on the construction of categories of answers of tests performed before and after the application of the teaching method, and student’s opinions. The conclusion of this evaluation showed that of this curriculum resulted in more effective learning and greater development of the students abilities.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Lanceros-Méndez, S.
Contributor(s) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents