Author(s): Alves, Ana Paula ; Gomes, Maria João
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7048
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Moodle; Formação não presencial; Learning managment system
Author(s): Alves, Ana Paula ; Gomes, Maria João
Date: 2007
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7048
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Moodle; Formação não presencial; Learning managment system
Neste texto descreve-se uma experiência de utilização da MOODLE, uma plataforma (open source) de gestão de aprendizagens com grande utilização a nível mundial num contexto de suporte à componente não presencial de uma acção de formação contínua de professores. No texto apresentam-se os principais resultados do estudo realizado o qual assumiu um carácter exploratório e descritivo, adoptando como principais instrumentos de recolha de dados um questionário elaborado para o efeito e os registos automáticos efectuados pelo próprio sistema. A terminar apontam-se algumas das limitações deste estudo e desenham-se perspectivas para o desenvolvimento futuro de outros projectos de investigação neste domínio.
In this paper we describe an experience of using MOODLE, an open source learning management system, as an online support tool of a teacher’s in-service training initiative. We describe the main data from this descriptive and exploratory study. The data were collected using a questionnaire which was answered by 18 of the 21 teachers involved in this training initiative. Some of the data originates from the automatic logs generated by the learning management platform. We refer in the text to some of the limitations of this study and we present some perspectives for future research projects in this same domain.