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Da universidade ??s redac????es : caminhos para um melhor ensino superior p??bl...

Author(s): Fernandes, Luciana Gabriela Moura cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7521

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): 659.3; 378


Description
Disserta????o de Mestrado em Ci??ncias da Comunica????o - ??rea de Especializa????o em Informa????o e Jornalismo O objectivo desta investiga????o olhar a organiza????o e caracter??sticas do ensino superior p??blico cujas sa??das profissionais passam pelo jornalismo, assim como a opini??o que um conjunto de jornalistas de ??rg??os de comunica????o nacionais faz dele. Atrav??s desta observa????o tent??mos perceber se as caracter??sticas apontadas pela generalidade dos profissionais das redac????es a esta forma????o se verificam na realidade das universidades e polit??cnicos do ensino p??blico, numa altura de mudan??a e transi????o para a realidade de dimens??o europeia trazida por Bolonha. Para o efeito, reunimos grande parte da bibliografia existente e poss??vel que debate a tem??tica para percebermos o percurso do ensino superior de jornalismo em Portugal at?? aos nossos dias, recorrendo aos exemplos internacionais da Espanha e do Brasil para constata????o da tardia introdu????o deste ensino no nosso pa??s e suas condicionantes, entre outros aspectos. Atrav??s das publica????es mais actuais, evidenci??mos os principais pontos de debate e de discord??ncia entre os acad??micos e os profissionais. Pela constata????o destas discord??ncias, a pergunta de partida da presente investiga????o ??: O ensino superior p??blico est?? a formar os jornalistas que as redac????es querem? N??o nos podendo deter num previs??vel resposta negativa a esta quest??o, procedemos a um levantamento de informa????o junto das institui????es de ensino, confrontando os resultados com a opini??o de sete jornalistas entrevistados, e recolhendo algumas sugest??es que possam aproximar este ensino com as exig??ncias do jornalismo. O resultado foi o verificar de certas ideias preconcebidas e resultantes, possivelmente, da falta de di??logo entre os dois lados e que aponta no sentido de um certo desconhecimento da realidade acad??mica pelos jornalistas. N??o pudemos ignorar algumas sugest??es preciosas deixadas por estes profissionais, nem a no????o de perda da oportunidade de Bolonha para a mudan??a t??o desejada. The goal of this investigation is to look at the public higher education's organization and its characteristics whose professional ways pass through journalism, as well as the opinion of a group of journalists working on national media makes of it. Through this observation we tried to understand if the characteristics pointed by most part of journalists to this teaching can be verified in public universities and colleges' reality, in a time of change and transition to the European Higher Education Area brought by Bologna. To do that we gathered most part of the possible and existent bibliography that debates the issue in order to understand the course of higher education in Journalism in Portugal until our days, using the international examples of Spain and Brazil to demonstrate the late introduction of this teaching in our country and its conditionings, among other aspects. Through more recent publications, we showed the major points in debate and disagreement between the Academics and the journalists. By the demonstrations of these disagreements, the first question of the present investigation is: Is public higher education training the journalists the editorial offices want? We can not stop on a predictable negative answer to this question, we proceeded to the raise of information near the teaching institutions, confronting the results with the opinion of seven journalists interviewed, and collecting some suggestions that may approach this teaching to the journalism demands. The result was the verification of certain prejudiced ideas resultant, possibly, from the lack of dialogue between the two sides and that pointed to a certain ignorance of the Academic reality by journalists. We could not ignore some precious suggestions left by those professionals, nor the notion of lost of Bologna's opportunity to this so desired change.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Helena
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