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Da universidade às redacções : caminhos para um melhor ensino superior público ...

Author(s): Fernandes, Luciana Gabriela Moura cv logo 1

Date: 2007

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7521

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Dissertação de Mestrado em Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Informação e Jornalismo O objectivo desta investigação olhar a organização e características do ensino superior público cujas saídas profissionais passam pelo jornalismo, assim como a opinião que um conjunto de jornalistas de órgãos de comunicação nacionais faz dele. Através desta observação tentámos perceber se as características apontadas pela generalidade dos profissionais das redacções a esta formação se verificam na realidade das universidades e politécnicos do ensino público, numa altura de mudança e transição para a realidade de dimensão europeia trazida por Bolonha. Para o efeito, reunimos grande parte da bibliografia existente e possível que debate a temática para percebermos o percurso do ensino superior de jornalismo em Portugal até aos nossos dias, recorrendo aos exemplos internacionais da Espanha e do Brasil para constatação da tardia introdução deste ensino no nosso país e suas condicionantes, entre outros aspectos. Através das publicações mais actuais, evidenciámos os principais pontos de debate e de discordância entre os académicos e os profissionais. Pela constatação destas discordâncias, a pergunta de partida da presente investigação é: O ensino superior público está a formar os jornalistas que as redacções querem? Não nos podendo deter num previsível resposta negativa a esta questão, procedemos a um levantamento de informação junto das instituições de ensino, confrontando os resultados com a opinião de sete jornalistas entrevistados, e recolhendo algumas sugestões que possam aproximar este ensino com as exigências do jornalismo. O resultado foi o verificar de certas ideias preconcebidas e resultantes, possivelmente, da falta de diálogo entre os dois lados e que aponta no sentido de um certo desconhecimento da realidade académica pelos jornalistas. Não pudemos ignorar algumas sugestões preciosas deixadas por estes profissionais, nem a noção de perda da oportunidade de Bolonha para a mudança tão desejada. The goal of this investigation is to look at the public higher education's organization and its characteristics whose professional ways pass through journalism, as well as the opinion of a group of journalists working on national media makes of it. Through this observation we tried to understand if the characteristics pointed by most part of journalists to this teaching can be verified in public universities and colleges' reality, in a time of change and transition to the European Higher Education Area brought by Bologna. To do that we gathered most part of the possible and existent bibliography that debates the issue in order to understand the course of higher education in Journalism in Portugal until our days, using the international examples of Spain and Brazil to demonstrate the late introduction of this teaching in our country and its conditionings, among other aspects. Through more recent publications, we showed the major points in debate and disagreement between the Academics and the journalists. By the demonstrations of these disagreements, the first question of the present investigation is: Is public higher education training the journalists the editorial offices want? We can not stop on a predictable negative answer to this question, we proceeded to the raise of information near the teaching institutions, confronting the results with the opinion of seven journalists interviewed, and collecting some suggestions that may approach this teaching to the journalism demands. The result was the verification of certain prejudiced ideas resultant, possibly, from the lack of dialogue between the two sides and that pointed to a certain ignorance of the Academic reality by journalists. We could not ignore some precious suggestions left by those professionals, nor the notion of lost of Bologna's opportunity to this so desired change.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Sousa, Helena
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