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A intervenção autárquica na motricidade infantil e na expressão e educação físi...

Author(s): Dantas, António Jorge Simões cv logo 1

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/7986

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Educação; Desporto; Autarquias; Escolas; Espaços; Education; Sport; City council; Schools; Spaces; 796:372.879.6; 372.879.6:796


Description
Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança - Área de Especialização em Educação Física e Lazer Em pleno século XXI ainda existem crianças, que por muitos motivos, não realizam actividades físicas e desportivas de uma forma regular e devidamente regulada, embora estejam em idades onde essa componente é absolutamente primordial por variadíssimas razões. Dentro do quadro legal vigente as Câmaras Municipais detêm uma enorme responsabilidade para que os programas do 1º ciclo do ensino básico e as orientações curriculares no ensino pré-escolar sejam cumpridas também no que diz respeito à Expressão e Educação Físico Motora e às sessões de Motricidade Infantil. Assim com este estudo pretendemos identificar as formas de intervenção das Autarquias da Região Norte, Minho Lima (NUTS III), no processo de desenvolvimento de actividades físicas e desportivas nos Jardins-de-infância, nas Escolas de 1º Ciclo do Ensino Básico, bem como saber quais as formas de fomento às práticas físicas das crianças que frequentam estes níveis de ensino, para os anos lectivos de 2001-2002, 2002-2003 e 2003-2004. De forma a concretizar este objectivo foi necessário saber qual é a sua participação relativamente às actividades curriculares e de complemento curricular, às instalações, aos transportes, conhecer as estruturas organizacionais camarárias para a educação e para o desporto bem como saber da existência ou não de um Plano de Desenvolvimento Desportivo Municipal. O universo que se pretende analisar é coincidente com a amostra para este estudo, estando circunscrita às dez Autarquias da região NUTS III, do Minho Lima. Como fonte principal de recolha de informação foi seleccionado o inquérito por questionário. Os dados referentes à aplicação do inquérito por questionário às 10 autarquias que pertencem à área corresponde ao NUTS III, do Minho Lima foram, como será evidente, um grande contributo para esta investigação, mas se não referíssemos a importância dos contactos havidos com todos os representantes dos municípios, desde vereadores a técnicos desportivos, não seria feita a devida justiça. Após o apuramento dos resultados realizamos uma análise e discussão, essencial para as conclusões a que chegamos, apoiados pelas informações recolhidas na revisão bibliográfica. Concluímos que a maioria das autarquias tem Pelouros da Educação e Desporto estruturados, tendo no entanto poucos recursos existindo apenas uma autarquia com Plano de Desenvolvimento desportivo Municipal. A maioria das autarquias por nós estudadas apresentam um programa específico para o desenvolvimento das actividades físicas e desportivas para o 1ºciclo do ensino básico, facto que não acontece com o ensino pré-escolar. As autarquias prestam apoio a associações e clubes desportivos especificamente para a formação desportiva, organizam actividades desportivas e criaram espaços desportivos informais. Existe a necessidade das autarquias definirem objectivos a longo prazo, serem apetrechadas de recursos e efectivarem uma articulação com todos os intervenientes da área da educação e do desporto, para que o trabalho nestas áreas essenciais de desenvolvimento seja positivo. At the beginning of the 21st century we can still find many children who, for whatever reason, are not involved in any form of organized sports, although these are today highly recognized as essential for healthy youth development. The present Portuguese legislative system, City Councils have a great responsibility for the implementation of Physical Education and Movement curricula in pre- and elementary schools. There fore in this study, that covered the period from 2001 to 2004, the goal was to identify, how the subjects of Physical Education and Sports have been implemented in state pre- and elementary schools by each City Council located in the region of Portugal identify as “North Region Minho Lima, NUTS III”. To achieve this goal it was necessary to enquire about each city’s sports plan, their participation in extracurricular activities, and the existence of sports facilities, transportation, and organizational structures for education and sport. The sample for this study comprised all the ten City Councils from the Minho Lima NUTS III Region. A questionnaire was used to obtain the required information, complemented with interviews of council members and local sports managers. Results showed that most cities have Education and Sports Councils, although with few resources allocated. In only one case did we find a County Sports’ Development Plan. Almost every City Council had a specific program for developing physical education and sports in state elementary schools, but almost none had such a program for preschools. They are also responsible for organizing sport’s events, they grant specific support for youth clubs and associations, and build informal spaces for physical activity. Nevertheless, the need is felt for City Councils, along with education and sports’ specialists, to define long term goals on this matter.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Pereira, Maria Beatriz Ferreira de Oliveira
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